«« Voltar
Cíclo de Conferências: Gênero como Instrumento no Ensino e Aprendizagem de Línguas
Protocolo do SIGProj:   188031.975.217724.06092015
De:13/09/2015  à  14/09/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Fatiha Dechicha Parahyba
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CAC - CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO
Unidade de Origem
  LETRAS - LETRAS
Resumo da Ação de Extensão
  O Ciclo de Conferências discute como a disciplina escolar foi construída desde o início com base na noção de gênero, na leitura e na escrita, na escola primária e na escola secundária, desde o final do Século 19. Contudo, a noção de gênero era profundamente marcada pela literatura. A inversão comunicativa dos anos sessenta afetou profundamente essa situação, pelo menos aparentemente. Com isso surgem alguns questionamentos: quais são de fato as práticas reais na sala de aula e nos programas de ensino? Quais são as dificuldades de uma abordagem realmente baseada nos gêneros? Quais caminhos seguir? O Ciclo aborda igualmente maneiras de como trabalhar com o gênero para ensinar a leitura e a escrita. Há maneiras variadas de utilisar o gênero como princípio fundamental da organização do ensino da leitura e da produção escrita, e de forma geral o ensino da lingual materna. Três procedimentos podem ser descritos: o da Australia com o “genre Pedagogy” (Pedagogia do Gênero) da Sydney School; o procedimento proposto pelos programas de Quebec, Canadá, que utiliza o gênero como princípio organizador de todo o ensino da língua materna; e o procedimento proposto pela Suíça Francófona nos programas oficiais. As comunidades e as especificidades de cada procedimento serão apresentadas e discutidas.
Palavras-chave
   gênero, ensino, leitura, escrita, linguagem
Público-Alvo
  Docentes-Pesquisadores Discentes de Pós-Graduação-doutorandos e mestrandos Discentes de Graduação Professores e formadores da rede pública (Ensino Fundamental e Médio)
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Fatiha Dechicha Parahyba E.mail: dechichaparahyba@gmail.com PPGL
«« Voltar