Cíclo de Conferências: Gênero como Instrumento no Ensino e Aprendizagem de Línguas
Protocolo do SIGProj: 188031.975.217724.06092015
De:13/09/2015 à 14/09/2015
Instituição
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
CAC - CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO
Unidade de Origem
LETRAS - LETRAS
Resumo da Ação de Extensão
O Ciclo de Conferências discute como a disciplina escolar foi construída desde o início com base na noção de gênero, na leitura e na escrita, na escola primária e na escola secundária, desde o final do Século 19. Contudo, a noção de gênero era profundamente marcada pela literatura. A inversão comunicativa dos anos sessenta afetou profundamente essa situação, pelo menos aparentemente. Com isso surgem alguns questionamentos: quais são de fato as práticas reais na sala de aula e nos programas de ensino? Quais são as dificuldades de uma abordagem realmente baseada nos gêneros? Quais caminhos seguir?
O Ciclo aborda igualmente maneiras de como trabalhar com o gênero para ensinar a leitura e a escrita. Há maneiras variadas de utilisar o gênero como princípio fundamental da organização do ensino da leitura e da produção escrita, e de forma geral o ensino da lingual materna. Três procedimentos podem ser descritos: o da Australia com o “genre Pedagogy” (Pedagogia do Gênero) da Sydney School; o procedimento proposto pelos programas de Quebec, Canadá, que utiliza o gênero como princípio organizador de todo o ensino da língua materna; e o procedimento proposto pela Suíça Francófona nos programas oficiais. As comunidades e as especificidades de cada procedimento serão apresentadas e discutidas.
Palavras-chave
gênero, ensino, leitura, escrita, linguagem
Público-Alvo
Docentes-Pesquisadores
Discentes de Pós-Graduação-doutorandos e mestrandos
Discentes de Graduação
Professores e formadores da rede pública (Ensino Fundamental e Médio)
Situação
Atividade CONCLUÍDA
Contato
Fatiha Dechicha Parahyba
E.mail: dechichaparahyba@gmail.com
PPGL