«« Voltar
ALFABETIZAÇÃO NA LINGUAGEM GEOGRÁFICA E AMBIENTAL: O COTIDIANO DE UMA AMOSTRA DOS DOCENTES E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA EM AQUIDAUANA – MS
Protocolo do SIGProj:   187975.847.152509.10102014
De:30/09/2014  à  30/03/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Larissa Cristina Brandão Cardoso
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAQ - Câmpus de Aquidauana
Unidade de Origem
  PPGGEO - Programa de Pós-Graduação em Geografia
Resumo da Ação de Extensão
  A Geografia possui linguagem própria que precisa alfabetizar por meio do cotidiano, leitura de mundo e espaço vivido. Nesta perspectiva objetiva-se conhecer o processo de alfabetização em Geografia e na Educação Ambiental por uma amostra do cotidiano do ensino-aprendizagem de três escolas públicas de Aquidauana em Mato Grosso do Sul, inseridas em diferentes contextos: urbano, rural e indígena. Certamente a diversidade dos estudantes terá destaque e potencializará a análise da dinâmica do conhecimento do mundo vivido do estudante e os (pré)conhecimentos enquanto construção social carregada pelos estudantes. E a práxis do professor mediante as leituras de mundo para aprimorar a leitura e entendimento do espaço e suas práticas. A pesquisa documental, bibliográfica e de campo para coleta de dados consistem na execução da pesquisa que resultará na dissertação. Todos os dados coletados da pesquisa de campo serão analisados para confrontar (antítese) com a discussão teórica (tese) e criar nova reflexão (síntese) a partir do cotidiano da amostra dos docentes e estudantes das escolas pesquisadas. O êxito na obtenção dos dados em campo concretizará a análise e encaminhará novas reflexões, pensando em contribuir com atividades que busquem incorporar o cotidiano dos estudantes e alfabetizar além do que é proposto pelos documentos oficiais, quando o processo de aprendizado desterritorializa da leitura e entendimento mecânico, para uma leitura crítica interligada ao espaço vivido e cotidiano.
Palavras-chave
   Geografia, Educação Ambiental e ensino-aprendizagem
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar