«« Voltar
60 anos da Micologia em Pernambuco: contribuições do Prof. Augusto Chaves Batista e colaboradores para a Micologia do Brasil
Protocolo do SIGProj:   187853.808.106093.24092014
De:06/10/2014  à  06/10/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Cristina Maria de Souza Motta
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CB - CENTRO DE BIOCIÊNCIAS
Unidade de Origem
  Dept-Micologia - Micologia
Resumo da Ação de Extensão
  O brilhantismo e determinismo do Prof. Chaves Batista, grande micologista que priorizou a taxonomia de fungos fez com que se destacasse entre os pesquisadores brasileiros e estrangeiros como um dos mais renomados fitopatologistas. O seu caráter empreendedor fez com que fosse responsável pela fundação, em 1954, do então “Instituto de Micologia da Universidade do Recife - IMUR”, hoje Departamento de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. No IMUR foi estabelecida uma coleção de culturas de fungos e um herbário com exsicatas contendo fungos herborizados de várias regiões do Brasil e de outros países, onde eram depositados os fungos utilizados nas publicações do Instituto. Atualmente, a coleção, conhecida como Micoteca URM, possui cerca de 8 mil registros de fungos (cerca de 25 mil cepas), sendo considerada uma das maiores coleções de fungos do Brasil e recentemente (janeiro de 2014) foi certificada com base na ISO 9001:2008; o Herbário URM Pe. Camilo Torrand abriga mais de 84 mil registros de fungos e abriga uma das maiores coleções de fungos herborizados da América Latina; também integra o INCT-Herbário Virtual do Brasil cuja instituição sede é a UFPE. Estas coleções abrigam exemplares-tipo de novas espécies, novas combinações e/ou variedades que foram fruto de mais de 600 publicações do Prof. Chaves Batista e seus colaboradores.
Palavras-chave
   Comemoração, micologia, Pernambuco
Público-Alvo
  O evento comemorativo dos 60 anos da Micologia em Pernambuco irá congregar principalmente estudiosos da região Nordeste. Além desses, micologistas de outras regiões do Brasil estarão participando já que alguns dos estudantes que desenvolveram suas pesquisas no Departamento de Micologia/UFPE estão envolvidos em atividades científicas em outras Instituições de nível superior. Estima-se a presença de cerca de 400 participantes entre estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e outros profissionais.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
«« Voltar