«« Voltar
CAPACITASUAS/ MARANHÃO
Protocolo do SIGProj:   187834.824.215838.20112014
De:03/10/2014  à  03/04/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Lilia Penha Viana Silva
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  CCSo - Centro de Ciências Sociais
Unidade de Origem
  DESES - Departamento de Serviço Social
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto CAPACITASUAS integra o Plano Nacional de Capacitação Permanente e Continuada dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS e em articulação com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania - SEDHIC/MA. O Projeto de caráter pedagógico pretende de forma escalonada, promover a capacitação dos trabalhadores, iniciando pela formação básica (nivelamento), devendo ser continuado nas diversas modalidades de aprofundamento. A formação continuada dos trabalhadores do SUAS (Assistentes Sociais, Psicólogos, Pedagogos, Advogados, Economistas, bem como técnicos de nível medio, dentre outros), se constitui em demanda nacional para o processo de institucionalização do Sistema Único de Assistência Social. Essa ação tem como finalidade a formação dos trabalhadores visando a qualificação dos serviços socioassistenciais nos níveis de proteção básica, no interior dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e de proteção social especial realizada através do Centros de Referência Especializada de Assistência Social/CREAS, fazendo a interface entre estes níveis de proteção através da atuação na implementação de Programas Sociais como o Programa Bolsa Família, Brasil Sem Miséria, dentre outros relativos à assistência social e ação intersetorial necessária. Neste sentido, o Projeto CAPACITASUAS, no interior do DESES/UFMA, se constituirá como Projeto de EXtensão, conforme a Resolução 621/CONSEP, que em seu art. 4º afirma que 'a extensão constituir-se-á uma prática permanente de interação universidade-sociedade, em suas atividades de ensino e pesquisa, dando-se prioridade a iniciativas voltadas para a comunidade.
Palavras-chave
   SUAS, ASSISTÊNCIA SOCIAL, DIREITOS SOCIAIS, MARANHÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA.
Público-Alvo
  O público envolvido na execução do projeto é composto por: trabalhadores do SUAS ( assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, advogados, economistas, e pessoal de nível médio); Conselheiros membros do Conselho Estadual de Assistência Social - CEAS; professores pesquisadores do GDES (Coordenadoras do Projeto); professores da UFMA e outras IES (formadores); alunas do curso de serviço social da UFMA (monitores). O público de trabalhadores do SUAS, no MA, a ser formado é de 2.250 trabalhadores.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   A divulgação será feita pela Fundação de Apoio que fará a execução financeira, pela Coordenação e Secretaria Executiva do Projeto e pela SEDHIC, instituição financiadora.
«« Voltar