«« Voltar
Álgebra Linear e Tecnologias Digitais: possibilidades e limites no contexto da EaD online
Protocolo do SIGProj:   187768.847.45913.23092014
De:23/09/2014  à  27/02/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Aparecida Santana de Souza Chiari
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INMA - Instituto de Matemática
Unidade de Origem
  GAB/DIR - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto de pesquisa propõe uma investigação sobre o uso de tecnologias digitais em disciplinas de cursos de licenciatura em matemática a distância vinculados à Universidade Aberta do Brasil (UAB). Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os dados serão construídos a partir de diversas fontes e métodos. Em primeiro lugar, aulas de álgebra linear em cursos a distância serão observadas e gravadas e posteriores entrevistas serão realizadas com professores, alunos e demais envolvidos com a finalidade de destacar o uso e o papel da tecnologia digital na disciplina. As entrevistas poderão ser virtuais ou presenciais. Além disso, serão arquivadas as interações que ocorrem entre professor e/ou tutor com os alunos nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) utilizados pelas instituições investigadas. Também haverá registro de notas da pesquisadora em um diário de campo. A análise será realizada baseada em Borba e Villarreal (2005) e seus pares, que defendem que o conhecimento é construído por coletivos de atores humanos e não humanos e que, nesta construção, o ator não humano, a mídia, atua de modo tão importante quanto o indivíduo, pois ela molda a forma com que o conhecimento, em particular o matemático, é produzido. Pretendo, com esta proposta, avançar nas discussões sobre os componentes essenciais, ainda não definidos, da Educação a Distância Online no Brasil além de avançar na discussão sobre o uso de tecnologias digitais de maneira a potencializar a produção de conhecimento de conceitos de álgebra linear em ambientes online.
Palavras-chave
   Universidade Aberta do Brasil, Educação Matemática, Educação a Distância.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar