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EducAndo: Avaliação motora do desenvolvimento de 6 a 18 meses, uma estratégia preventiva na educação infantil.
Protocolo do SIGProj:   187432.816.217154.18092014
De:30/09/2014  à  30/08/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Rosana Silva dos Santos
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  FM - Faculdade de Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  O domínio motor nos primeiros dois anos de vida é uma importante expressão do desenvolvimento da criança, podendo ser uma ótima ferramenta na observação e acompanhamento do seu aprendizado. Atrasos no desenvolvimento motor e desenvolvimento motor atípico, quando detectados precocemente evitam prejuízos que podem se estender até a vida adulta. Estudos demonstram que adultos que tiveram desenvolvimento motor atípico enfrentam problemas residuais de coordenação motora, prejuízos psicológicos e sociais, tais como baixa autoestima, hiperatividade e dificuldades de aprendizado. Pesquisadores descobriram que as condições adversas nos primeiros meses de vida têm efeitos prejudiciais na saúde física e no desenvolvimento comportamental, e o momento da intervenção é um fator crucial, quanto mais precoce, maior as chances de diminuir as desvantagens. O projeto visa avaliar o desenvolvimento motor em bebês de seis a dezoito meses, matriculados em creches, registrando o desenvolvimento, sensibilizando a avaliação da motricidade inicial das crianças de nossa população , e contextualizando os resultados com o perfil da família e/ou dos educadores. A proposta tem como meta, a inserção do aluno de graduação na prática preventiva de promoção à saúde da criança, sua integração em atividades interdisciplinares junto aos educadores e família, além de despertá-lo para uma visão mais social de sua profissão, multiplicando os saberes. Outra meta importante do projeto é promover a prevenção e criar uma ponte com educadores e familiares para despertá-los sobre as particularidades desse período de desenvolvimento e como estas podem influenciar a vida escolar e emocional da criança e da família.
Palavras-chave
   prevenção, desenvolvimento, diagnóstico, precoce, educação
Público-Alvo
  Crianças de 6 a 18 meses de idade e seus pais, educadores responsáveis pelas mesmas, integrantes da Creche Sonho Meu Ltda ME. Avenida Tenente Coronel Muniz de Aragão, 219, Anil- Jacarepagua. CEP 22765-002 e de Creches Municipais de Niteroi. 3 Professores do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1 doutora, 2 mestres ), 8 alunos do Curso de Fisioterapia , 1 Professora Associada do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ, 1 Professor da COPPE/UFRJ, 1 Psicóloga, Professora do departamento de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). 2 Fisioterapeuta voluntária.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Palestras, circulares e rodas de conversa
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