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Ensino de habilidades sociais educativas parentais positivas à pais/cuidadores de crianças e adolescentes com problemas de comportamento
Protocolo do SIGProj:   187151.833.183352.11092014
De:02/08/2014  à  02/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Isabela Campolimedeiros
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAR - Câmpus de Paranaíba
Unidade de Origem
  GAB/CPAR - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto 'Ensino de habilidades sociais educativas parentais positivas à pais/cuidadores de adolescentes com problemas de comportamento' tem como principal objetivo promover atendimento a mães/cuidadores de adolescentes com problema de comportamento, auxiliando-os no desenvolvimento de habilidades sociais parentais positivas. Estudos apontam a efetividade no ensino de habilidades sociais educativas de pais/cuidadores na redução dos problemas de comportamento dos filhos. As intervenções serão realizadas semanalmente, de forma individual e/ou em grupo, por discentes do curso de Psicologia - bacharelado CPAR/UFMS, com pais/cuidadores de adolescentes. Ocorrerão aproximadamente 14 encontros cuja estrutura será embasada na Cartilha Informativa de Bolsoni-Silva, Marturano & Silveira (2006). Em cada sessão será apresentado um dos temas propostos pela cartilha que inclui: Iniciar e manter conversação, Fazer e responder perguntas; Expressar sentimentos positivos; Conhecer direitos humanos básicos; Expressar opiniões; Conhecer diferenças entre comportamento habilidoso, não habilidoso ativo e não habilidoso passivo; Expressar sentimentos negativos; Fazer e recusar pedidos; Lidar com críticas; Estabelecer limites: Consistência na forma de interação como os filhos; Atitudes dos pais que dificultam o estabelecimento de limites aos filhos; Ignorar comportamentos problema; Conseqüenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção, expressar afeto; Solicitar mudança de comportamento; e Tema livre. Além disto, os instrumentos de avaliação RE-HSE-P; CBCL e RAF, serão aplicados antes do início, no meio do processo e após a última sessão do processo psicoterapêutico como uma medida de efetividade do programa.
Palavras-chave
   Habilidades socias educativas parentais
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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