«« Voltar
Formação de Professores mediadores de leitura - 2014
Protocolo do SIGProj:   187144.793.46477.22092014
De:30/11/2014  à  30/03/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Ricardo Magalhaes Bulhoes
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  GAB/CPTL - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Realizar um curso de extensão voltado para a formação de professores mediadores de leitura da rede pública de ensino básico. O curso pretende atingir professores e demais profissionais de escolas inscritas no ensino básico com as seguintes condições: escolas cujos os entes federados tenham manifestado adesão ao 'Compromisso Todos pela Educação'; está situada em município que tenha solicitado o curso de formação pelo PAR Discutir e implementar uma política de fomento à leitura com ações voltadas para a formação do neoleitor (jovens, adultos, idosos que ainda não desenvolveram suas habilidades e competências de leitura e escrita). Podemos considerar neoleitores aqueles que estão saindo do Programa Brasil Alfabetizado, os analfabetos funcionais (que estudaram até o 5º ano, mas atingem no máximo o grau rudimentar de alfabetismo), os 26% dos que completaram entre 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, além dos alunos que estão cursando o Ensino Médio, mas permanecem no nível básico de domínio da leitura e da escrita.
Palavras-chave
   educação, formação do leitor, neoleitor, competência de leitura e ensino
Público-Alvo
   Professores que atuam na Educação Básica, Gestores Educacionais e outros profissionais da Área de Educação. 1.1 – Serão oferecidas para ingresso 170 vagas para o Curso de Extensão Formação de Professores Mediadores de Leitura, turma única dividida em cada um dos seguintes polos de apoio, conforme abaixo: Costa Rica - 50 vagas Camapuã - 60 vagas Rio Brilhante - 60 vagas 1.2 – As vagas são destinadas aos seguintes públicos, conforme ordem de prioridade: 1.2.1- professores da educação básica inscritos na Plataforma Freire e atuantes em escolas públicas; 1.2.2- professores vinculados a escolas públicas do ensino fundamental e/ou ensino médio; 1.2.3- acadêmicos dos cursos de licenciatura a distância da UFMS; 1.2.4- acadêmicos dos cursos de licenciatura presencial da UFMS; 1.2.5 - professores da rede privada, professores e acadêmicos de ensino superior em geral; 1.2.6 – membros da comunidade em geral com condições para acompanhar as atividades do curso a distância. Justifica-se o número estimado do público alvo (60+60+50 = 170), que foi alocado na categoria 'outros', pois contempla quaisquer professores, seja da rede pública federal, estadual ou municipal, ou ainda da rede privada, assim como acadêmicos dos cursos de licenciatura da UFMS e membros que tenham condições de acompanhar o curso. A priorização da seleção está especificada em 'Metodologia e Avaliação'.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância - UFMS CAMPO GRANDE-MS FONE: 0800.6470.710 (67) 3345 - 7003 E-mail. www.ead.ufms.br
«« Voltar