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INSTITUIÇÕES EM REDE: O ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR NA CONFIGURAÇÃO TERRITORIAL DE MATO GROSSO DO SUL
Protocolo do SIGProj:   186904.847.54332.09092014
De:14/09/2014  à  29/03/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Fernando César Dias
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PPGGEO - Programa de Pós-Graduação em Geografia
Resumo da Ação de Extensão
  Mato Grosso do Sul, assim como as demais unidades da federação, atualmente passa por um intenso processo de modificações nas estruturas do sistema de ensino técnico e superior, com a inserção de novos cursos e novas instituições visando a formação de profissionais para o mercado de trabalho principalmente no estado. Desse modo, requalifica-se o território, criando nova roupagem à configuração territorial e (re)articula-se enquanto rede. Nesse sentido, o interesse em estudar a configuração territorial e estrutura reticular do ensino superior e técnico em Mato Grosso do Sul se deu pela necessidade de analisar o contexto e estruturação das instituições de ensino superior ao longo dos anos de 1990 a 2015, no sentido de contribuir para a compreensão da dinâmica do referido estado e pelo fato de ser uma pesquisa até então inédita. Nesse sentido contribuirá com a análise das dinâmicas territoriais recentes no estado, assim como se estruturou e ainda se estrutura a rede de ensino técnico e superior em Mato Groso do Sul. Dito isso, essa pesquisa sublinhará o ordenamento territorial regido pelo imperativo Escolas Técnicas e das Instituições Ensino Superior (IES), cursos e programas de pós-graduação stricto sensu no referido Estado, propõe analisar também as articulações e desdobramentos multiescalares das cidades que compõem Mato Grosso do Sul com os grandes centros educacionais do País.
Palavras-chave
   Configuração Territorial, Ensino Superior, Dinâmica Reticular, Multiescalaridade
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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