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QUESTÕES DE TRANSPARÊNCIA E OPACIDADE NA REALIZAÇÃO DO SUJEITO PRONOMINAL NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E NO INGLÊS: UMA ABORDAGEM DISCURSIVO-FUNCIONAL
Protocolo do SIGProj:   186309.847.14546.02092014
De:30/07/2014  à  30/07/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Andréia Dias de Souza
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Resumo da Ação de Extensão
  O objetivo da presente pesquisa é realizar uma análise da realização/não realização do sujeito pronominal no Português Brasileiro, doravante PB, no que se refere às relações de transparência/opacidade apresentadas por tal fenômeno. Buscaremos também observar se motivações pragmáticas exercem influência na produção de enunciados mais transparentes a respeito desse fenômeno. A fim de alcançarmos tal objetivo trabalharemos com a noção de sujeito e de tópico a fim de analisarmos as peculiaridades na omissão/realização do sujeito em nossa língua. Partiremos da hipótese que, por se tratar de uma língua relativamente jovem e por emergir de um sistema repleto de outras línguas, o PB apresentará aspectos mais transparentes que opacos. As relações de transparência e opacidade são definidas a partir da arquitetura em vários níveis da Gramática Discursivo-Funcional, doravante GDF, (HENGEVELD E MACKENZIE, 2008). A respeito da noção de tópico discursivo, nos valeremos nos pressupostos da Perspectiva Textual-Interativa (JUBRAN & KOCH, 2006; JUBRAN, 2007) a fim de analisarmos a organização tópica das ocorrências analisadas e de que forma essa organização influenciará na realização/omissão do sujeito pronominal, em seguida observaremos de que forma essa organização tópica se daria de acordo com os parâmetros estabelecidos pela GDF, propondo, portanto, um diálogo entre as duas teorias. O universo de investigação compõe-se de amostras retiradas do banco de dados Iboruna que faz parte do projeto ALIP.
Palavras-chave
   transparência, opacidade, sujeito pronominal, tópico
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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