«« Voltar
Professores conectados: a docência em tempos de convergência e compartilhamento
Protocolo do SIGProj:   185802.912.204590.18092014
De:01/03/2015  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Karina Marcon
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CEAD - Centro de Educação à Distância
Unidade de Origem
  DPAD - Departamento de Pedagogia a Distância
Resumo da Ação de Extensão
  O Programa de Extensão “Professores conectados: a docência em tempos de convergência e compartilhamento” tem por objetivo oferecer subsídios teórico-práticos aos educadores para que reconheçam as dinâmicas comunicacionais e tecnológicas do contexto social contemporâneo, compreendendo as possíveis relações que se estabelecem entre a cultura digital e a cultura escolar por meio de práticas de inclusão digital. O Programa é direcionado para a formação continuada de docentes da rede pública municipal e estadual de ensino e, também, como formação complementar aos discentes de curso de Pedagogia. É constituído por três ações interrelacionadas que subsidiam o reconhecimento, a análise, as implicações e a participação neste novo cenário social que surge com a presença inerente das tecnologias digitais em todos os espaços, e que oportunizam a reflexão sobre as relações que se estabelecem a partir dessa convergência na cultura escolar. As ações, que surgem na perspectiva da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, são listadas abaixo: • Diálogos sobre cultura digital e formação docente, coordenada pela Prof. Karina Marcon • Formação permanente de educadores como exercício de autoria colaborativa, coordenada pelo prof. Vitor Malaggi • Aprendizagem da escrita em interface com as tecnologias digitais, coordenada pela prof. Lucilene Lisboa de Liz Pretende-se, ao longo e ao final deste Programa, que os sujeitos participantes reconheçam as transformações da docência neste novo contexto social, legitimem o potencial pedagógico das tecnologias, bem como se apropriem das tecnologias digitais por meio de processos autorais, colaborativos e crítico-criativos de inclusão digital.
Palavras-chave
   Inclusão Digital, Formação Docente, Extensão, Formação Permanente, Tecnologias Digitais de Rede.
Público-Alvo
  Professores de Escolas Públicas Municipais e Estaduais Discentes do curso de Pedagogia a Distância da UDESC
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   karina.marcon@udesc.br
«« Voltar