«« Voltar
Telenefro - Acompanhamento dos Pacientes do Ambulatório de Litíase Renal do Hospital das Clínicas por Telessaúde
Protocolo do SIGProj:   184792.808.70636.25082014
De:14/02/2015  à  19/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Magdala de Araújo Novaes
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  HC - Hospital das Clínicas
Unidade de Origem
  Nutes - Núcleo de Telessaúde
Resumo da Ação de Extensão
  Essa proposta visa realizar o acompanhamento dos pacientes do Ambulatório de Nefrolitíase, utilizando ferramentas de Telessaúde como suporte para uma assistência e formação de melhor qualidade. Os profissionais de Nefrologia (residentes e preceptor) interagirão por ferramentas digitais durante o atendimento, inserindo o serviço de telessaúde na Nefrologia do Hospital das Clínicas. Estarão disponíveis os serviços de teleconsultoria, telediagnóstico e tele-educação. No telediagnóstico será disponibilizado o ECG digital com transmissão on-line dos dados. As solicitações serão atendidas por teleconsultores especializados em nefrologia e cardiologia associados a Rede de Núcleos de Telessaúde de Pernambuco - RedeNUTES, coordenada pelo NUTES. Será criado um registro eletrônico de saúde (RES) para facilitar a interação no serviço de teleconsultoria síncrona e assíncrona para outras especialidades de acordo com as necessidades dos pacientes. Este RES será utilizado como referência em nefrologia para futura implantação do sistema AGHU. Pretende-se ainda realizar dosagens urinárias de citrato e oxalato não disponibilizadas ainda no serviço ambulatorial, porém essenciais na avaliação diagnóstica. Conteúdos educacionais serão oferecidos por meio de curso de curta duração. Como o ambulatório é um ambiente de aprendizagem de acadêmicos de medicina e residentes de nefrologia, será favorecido o apoio à formação desses indivíduos com uso de recursos tecnológicos ainda não disponíveis nos Cursos. Com esse projeto, enfoca-se principalmente o atendimento ao paciente e, de forma indissociável, contribuir-se também para a formação acadêmica. Ao se introduzir esses elementos facilitadores para o seguimento clínico, os pacientes serão melhor assistidos, pois a integração de saberes será agilizada.
Palavras-chave
   Nefrolitíase, Seguimento Clínico, Telessaúde, Informática em Saúde, Saúde Digital
Público-Alvo
  - 200 pacientes cadastrados no ambulatório de Litíase Renal - 25 a 30 consultas mensalmente. - 10 Residentes de Nefrologia utilizam o Ambulatório para formação. - 30 vagas presenciais e 60 a distancia no curso de curta duração para o seguinte público alvo: profissionais do HC, residentes de Nefrologia, Acadêmicos do Curso de Medicina e Profissionais Médicos da Atenção Primária cadastrados no Programa RedeNUTES/Telessaude Brasil Redes do Ministério da Saúde. Havendo maior demanda novas vagas podem ser abertas por webconferência.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Universidade Federal de Pernambuco Núcleo de Telessaúde, Unidade de eSaúde, Hospital das Clínicas, 2º andar Av. Prof. Moraes Rego, s/n, Cidade Universitária, Recife-PE, CEP 50.670-420 Telefone/FAX (81) 2126-3903 contato@nutes.ufpe.br marcos.santos@nutes.ufpe.br
«« Voltar