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O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE, DA AUTONOMIA E DE APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS COM O SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH
Protocolo do SIGProj:   184607.822.191169.09082014
De:31/08/2014  à  31/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Valéria Espíndola Lessa
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Erechim - Câmpus Erechim - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto de pesquisa constituiu-se a partir da proposta elaborada para o Processo Seletivo para o Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Passo fundo, na qual poderá estar sofrendo alterações e melhorias nos próximos meses, sob orientação do Professor Dr. Adriano Canabarro Teixeira. Esta proposta tem por objetivo investigar as aprendizagens desenvolvidas por estudantes do Curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, câmpus Erechim, como a criatividade, autonomia e conhecimentos matemáticos, a partir do ambiente de programação Scratch. Para tanto, baseio-me em perspectivas teóricas que se complementam e que contribuem diretamente no processo educativo. Com o intuito de compreender a sociedade contemporânea e a educação atual apresento uma discussão sobre a cibercultura de forma a contextualizar a influência das Tecnologias Digitais. A partir da Teoria Construcionista, trago a discussão a respeito das potencialidades da programação no desenvolvimentos de diferentes habilidades nos estudantes e, com a Teoria dos Campos Conceituais, apresento a possibilidade de perceber os conhecimentos em ação que os estudantes estão desenvolvendo ao realizar atividades no ambiente de programação. A metodologia será baseada na perspectiva qualitativa, pois privilegia a descrição de experiências, de compreensões, de diálogos que possam evidenciar aprendizagens e na criação de um grupo focal de estudantes para participarem desta investigação. Dessa forma, pretendo comprovar a tese de que um ambiente de programação possibilita aprendizagens significativas que contribuem para a formação acadêmica e profissional do futuro engenheiro.
Palavras-chave
   Programação, Aprendizagem, Conhecimento, Matemática
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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