«« Voltar
PROJETO DE EXTENSÃO FerroNUTRI: ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL COM VISTA À PREVENÇÃO DA ANEMIA FERROPRIVA EM CRIANÇAS DE 6 A 23 MESES DE IDADE
Protocolo do SIGProj:   184122.893.213468.29072014
De:31/08/2014  à  31/08/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Sueli Ismael Oliveira da Conceicao
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  CONUT - Coordenação de Nutrição
Resumo da Ação de Extensão
  A anemia é uma deficiência do tamanho e do número de eritrócitos no sangue do organismo que desencadeia a redução da sua oxigenação. É um problema moderado de saúde pública no Brasil, e de elevada gravidade no estado do Maranhão e no município de São Luís, mais as crianças menores de dois anos de idade. O projeto de extensão tem como objetivo qualificar os profissionais da Atenção Básica de Saúde do município de São Luis na promoção da alimentação complementar adequada e saudável com vistas a combater a anemia em crianças de 6 a 23 meses de idade, s (MA). Profissionais da Atenção Primária em Saúde vinculados à duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de São Luís serão capacitados para promoverem a alimentação complementar adequada e saudável, com ênfase no consumo de alimentos fontes de ferro. Os profissionais capacitados assumirão o compromisso de orientar as mães ou responsáveis pelas crianças de 6 a 23 meses de idade usuárias do Sistema Único de Saúde, na adoção de práticas de alimentação complementar adequada e saudável. A melhoria da alimentação complementar e a mudança dos hábitos alimentares da crianças contribuirão para os impactos positivos na saúde infantil, com consequente redução da anemia no grupo.
Palavras-chave
   Anemia, Alimentação, Nutrição da Criança, Atenção Primária à Saúde
Público-Alvo
  Profissionais da Atenção Básica de Saúde (diretamente) e mães/responsáveis por crianças de 6 a 23 meses de idade e as crianças (indiretamente)
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   A divulgação será promovida nas UBS e na comunidade pelos Agentes comunitários de Saúde. Para tanto serão fixados cartazes nas UBS nas Associações Comunitárias e nas Igrejas dos locais vinculados àss UBS alvo do projeto.Será, também, divulgado em rádios comunitárias e na Radio Universidade.
«« Voltar