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ELO: escrita, leitura e oralidade
Protocolo do SIGProj:   184080.816.35388.14122014
De:31/01/2015  à  30/01/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Renata Mousinho Pereira da Silva
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  FM - Faculdade de Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  A detecção e intervenção precoces, associados à compreensão por parte da equipe escolar e da família sobre a natureza das dificuldades nas áreas da leitura, escrita e oralidade podem possibilitar a superação dos mesmos, sem que estes se tornem sinais de impedimento para o desenvolvimento global e /ou sejam fonte de sofrimento para a criança e sua família. Os objetivos específicos deste projeto são: prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar alterações nas áreas da leitura, escrita e oralidade ao longo do desenvolvimento pré-escolar e escolar; desenvolver as potencialidades daqueles que apresentem dificuldades nas áreas da leitura, escrita e oralidade; oferecer apoio e orientação aos familiares de crianças com dificuldades nas áreas da leitura, escrita e oralidade; promover atividades de capacitação a professores, para que possam lidar melhor com crianças que apresentem dificuldades nas áreas da leitura, escrita e oralidade na escola. O projeto, previsto para 5 anos, funciona 20 semanas por semestre e é orientado por docentes do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Instituto de Neurologia Deolindo Couto, no Campus da Praia Vermelha desta universidade. As atividades de leitura, escrita e oralidade são subdivididas em cinco áreas, a saber: aquisição de linguagem, fluência, leitura e escrita, motricidade oral funcional e voz. Em todos os casos as atividades englobam avaliação e diagnóstico, tratamento, reuniões permanentes com as famílias e capacitação de professores para crianças com dificuldades nas referidas áreas.
Palavras-chave
   Saúde, educação, comunicação, interdisciplinaridade
Público-Alvo
  Intra-muros: crianças e adolescentes com algum tipo de Transtorno da Comunicação Humana, seja ele relacionado às áreas de linguagem oral, escrita, motricidade oral, voz ou audiologia. Apoio à família e aos profissionais da educação dos escolares acompanhados no serviço.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   www.eloufrj.com.br ufrj.elo@gmail.com
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