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Literatura afro-brasileira na educação básica: revitalização-2014 (Cópia) 20-06-2013 (Cópia) 22-07-2014
Protocolo do SIGProj:   183834.784.23160.23072014
De:31/07/2014  à  29/09/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Gilvone Furtado Miguel
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  ICHS / CUA - Instituto de Ciências Humanas e Sociais / CUA
Unidade de Origem
  CLET - Coordenação do Curso de Letras
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto tem como objetivo ampliar o alcance dos estudos da disciplina Literatura Afro-brasileira no curso de Letras - turma 2014/1 - tendo como ponto de partida a observação da Lei 10.639/03 que impõe a obrigatoriedade do ensino da Cultura/Literatura afro brasileira na Educação Básica. Desta forma, as ações, que envolvem alunos do curso de Letras, visam subsidiar os docentes e alunos de seis (06) escolas públicas no município de Barra do Garças-MT, adotando as datas do 13 de maio e de 20 de novembro como símbolos dos conteúdos afro-brasileiros no ambiente escolar. As datas referências servem de mote para desencadear a reflexão acerca da valorização e inclusão da cultura africana nos currículos escolares através da Literatura afro-brasileira e dos elementos da africanidade presentes no cotidiano cultural dos alunos, tais como: danças, cultos religiosos, culinária, personalidade afro-descendentes, usos e costumes expressos na linguagem e na moda de cabelo e vestimentas, etc. As ações envolvem três momentos: 1- Descrição do cotidiano escolar em relação ao conhecimento e prática da Lei 10.639/03 por parte de alunos e docentes da Escola Pública. 2- Desenvolvimento de atividades programadas, de caráter lúdico-participativo em forma de Oficinas, nas escolas-alvo, envolvendo alunos e docentes e sob a coordenação dos alunos de Letras e supervisão da docente da disciplina da UFMT. 3- Reflexão crítica sobre o desenvolvimento e execução das atividades realizadas, promovendo um retorno/devolutiva aos docentes da escola pública com a finalidade de subsidiar a inclusão da cultura afro-brasileira nos currículos escolares.
Palavras-chave
   Inclusão, cultura africana, literatura afro-brasileira, curriculos escolares.
Público-Alvo
  A clientela objetivada foca dois grupos: 1- Alunos do Curso de Letras na disciplina Literatura Afro-brasileira 2- Professores e alunos da Educação Básica nas escolas especificadas.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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