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IDENTIDADE DE GÊNERO TRANS E CONTEMPORANEIDADE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO
Protocolo do SIGProj:   183533.847.190313.16072014
De:19/07/2014  à  31/07/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Robson Batista Dias
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PPGP - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  Esta pesquisa visa investigar, analisar e compreender as representações sociais dos indivíduos trans (travestis, transexuais e transgêneros) acerca das configurações que se apresentam na formação de sua identidade de gênero, em interlocução com seus processos educativos formais e informais. Compreende-se indivíduos trans aqueles que se auto-identifiquem como tal, a partir da concepção de que gênero não decorre de um sexo biológico. A pesquisa tem como fundamento teórico a Teoria histórico-cultural para a compreensão da constituição da subjetividade dos indivíduos e a teoria das Representações Sociais (RS) para identificar os elementos mediadores presentes nos contextos históricos e culturais da sociedade. Entende-se que é possível articular o caráter psicossocial e cultural das representações sociais e que estas compreendem o sujeito em sua totalidade social e histórica, respondendo satisfatoriamente aos questionamentos acerca da formação da subjetividade, bem como sobre a constituição da identidade de gênero no campo social. O estudo traz ainda os construtos de identidade e gênero, uma vez que a formação identitária perpassa as relações de gênero estabelecidas socialmente e compreendendo as novas configurações que se apresentam, conceitos cristalizados e hostilizadores poderão apresentar novos significados.
Palavras-chave
   Representações Sociais, Identidade de Gênero Trans, gênero, Processos Educativos
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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