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Formação Politécnica Docente/NIDES
Protocolo do SIGProj:   183469.779.212813.18072014
De:31/01/2014  à  30/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Protásio Dutra Martins Filho
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CT - Centro de Tecnologia
Unidade de Origem
  DecCT - Decania do CT
Resumo da Ação de Extensão
  O laboratório do projeto, Instituto Politécnico de Cabo Frio, foi instalado como modelo experimental de educação tecnológica, propondo pesquisa em educação tecnológica, na linha Trabalho e Formação Politécnica. Este projeto de ensino e pesquisa foca primordialmente a formação de professores politécnicos, graduados em diversas áreas disciplinares, bacharéis e licenciados. O IPCF representa o meio experimental da pesquisa na prática educacional do ensino: um laboratório para formar professores. Sob a visão acadêmico-filosófica do NIDES-UFRJ, na linha Trabalho e Formação Politécnica, o IPCF instala uma prática experimental de pesquisa sob o conceito histórico-dialético; o conhecimento é abordado como vetor essencial na formação do sujeito social e é apropriado, constituído, a partir das conexões reconhecidas na interação com processos reais. Grupos de pessoas, de formação em múltiplas áreas disciplinares constroem sistemas de qualidades que não se reduzem à soma das referências individuais; o intercâmbio de informações entre os componentes de grupos interdisciplinares sustenta o planejamento conjunto, a divisão de funções, a coordenação e o controle de atividades, a elaboração de normas e estabelecimento de protocolos de convivência não hierarquizada: não existindo a separação entre de planejadores e executores. Essa dinâmica integra os alunos do ensino médio e os professores em formação politécnica, construindo objetivamente o trabalho científico que os formará pesquisadores críticos da realidade. O conflito, elemento natural na experiência coletiva, permite a contraposição que leva a reconhecer, na crítica às teorias anteriores, o elemento motivador de novas sínteses que, mesmo provisórias estabelecem novos ciclos cognitivos.
Palavras-chave
   Formação Politécnica, Educação e Trabalho, Formação de Professores, Educação Profissional Técnica
Público-Alvo
  Professores já licenciados e graduados com formação em áreas técnicas que busquem qualificação em Educação e Trabalho. Tal formação será realizada durante o período de dois anos nas atividades de docência e estudos supervisionados no Instituto Politécnico da UFRJ em Cabo Frio e nos cursos da Rede de Qualificação de Técnicos para a Indústria Naval em Paraty e no Rio de Janeiro
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   www.ufrjmar.ufrj.br
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