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ABORDAGEM DE ENSINO E SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS: POSSÍVEIS REFLEXÕES
Protocolo do SIGProj:   183360.845.56725.15082014
De:15/08/2014  à  15/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Isabella Fernanda Ferreira
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAN - Câmpus do Pantanal
Unidade de Origem
  PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  RESUMO Ao discutirmos sobre a especificidade do trabalho docente automaticamente nos remetemos às diversas investigações sobre como se estabelece o processo de ensino e aprendizagem. Historicamente a pedagogia se apropria das ciências de diversas áreas para melhor definir o fenômeno do ensino e da aprendizagem o que terminou por gerar diferentes perspectivas teóricas sobre o assunto. Tais perspectivas não se apresentam dissociadas da prática pedagógica, muito pelo contrário, é parte constitutiva dela, ainda que o docente seja ou não consciente disso. Essas diferentes perspectivas teóricas sobre o fenômeno do ensino e aprendizagem possuem imanentes em si mesmas diversos conceitos que definem as suas distintas concepções de mundo, de sociedade, de como se adquire o conhecimento, de cultura, de metodologia de ensino, de avaliação, de educação, enfim, de tudo o que é incorporado de maneira direta e indireta nas relações de ensino e aprendizagem. Entender esses elementos conceituais em relação coerente com o trabalho docente é uma especificidade da Didática. Muitas abordagens de ensino foram pensadas ao longo da histórica da educação, desde a abordagem tradicional diretiva de ensino à aquelas mais contemporâneas que criticam o total diretivismo dos docentes em suas atividades de ensino. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo refletir sobre essas diferenças concepções - acima já citadas – que são imanentes a toda abordagem de ensino através das categorias de análise – formação cultural, semiformação cultural e indústria cultural - de um dos teóricos clássicos da Escola de Frankfurt, Theodor W. Adorno e seu método dialético negativo.
Palavras-chave
   Aboradagem de ensino, formação cultural, semiformação cultural, indústria cultural
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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