«« Voltar
Diagnóstico clínico e histopatológico das doenças de boca
Protocolo do SIGProj:   183056.793.164.16072014
De:17/08/2014  à  19/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Rosana Mara Giordano Barros
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FAODO - Faculdade de Odontologia
Unidade de Origem
  GAB/FAODO - Gabinete do Dirigente
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto é multidisciplinar e uma referência no Estado em diagnóstico e tratamento das diversas doenças da boca. Atende pacientes da comunidade e do interior do estado. Os pacientes são tratados clinica e/ou cirurgicamente após os diagnósticos clínicos e histopatológicos e os casos mais complexos, como tumores intra-ósseos, doenças sistêmicas com manifestações bucais (como paracoccidioidomicose, leishmaniose e câncer bucal) serão encaminhados para tratamento nos locais de referência como a DIP, NHU, Hospital do Câncer, Hospital DIA da prefeitura. Este projeto é de suma importância para a comunidade local e do interior do estado quanto ao tratamento das doenças da boca, sendo, inclusive, o único local do momento com tal finalidade. Os acadêmicos, residentes e cirurgiões-dentistas têm a oportunidade de se deparar com as mais variadas patologias bucais e, assim, aprimorar as técnicas de biópsias, cirurgias, além de melhorar o relacionamento com pacientes e exercitar também os encaminhamentos, solicitações de exames complementares e a elaboração de receitas médicas.
Palavras-chave
   Patologia bucal, Estomatologia, Semiologia
Público-Alvo
  Serão atendidos todos os indivíduos de qualquer faixa etária e gênero com problemas de saúde bucal, envolvendo tecidos duros (lesões intra-ósseas) e tecidos moles. Os indivíduos serão encaminhados das policlínicas da Faodo e Famed/UFMS, pelas unidades de saúde municipais e demanda livre. O público-alvo para capacitação serão acadêmicos do 5º, 6º, 7º e 8º semestres do curso de Odontologia da Faodo/UFMS, residentes de CTBMF do NHU/UFMS e residentes multiprofissionais do NHU/UFMS e cirurgiões-dentistas da comunidade.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Contato pela internet: será feito através dos e-mails das unidades de saúde, da Secretaria de Saúde (área de saúde bucal) e demais departamentos da Faodo e Famed.
«« Voltar