«« Voltar
Caminhando pelas Ruas de Desterro - Santa Catarina
Protocolo do SIGProj:   182890.891.187053.06072014
De:31/08/2014  à  30/08/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Helena Alemany Soares
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CFC - Campus Florianópolis Continente
Unidade de Origem
  CERE - Coordenadoria de Extensão e Relações Externas
Resumo da Ação de Extensão
  A fim de inserir no mercado de trabalho o Condutor cultural local do Centro Histórico de Florianópolis, pretende-se nesta proposta oferece passeios de condução, fomentando a atividade junto a um público específico e estratégico da região da Grande Florianópolis. A intenção é aproximar os profissionais que trabalham no centro da cidade com a história e a cultura local. Essa atividade busca contribuir para o fomento do turismo na ilha de Santa Catarina, criando condições à preservação e valorização do patrimônio histórico. O projeto de extensão objetiva ofertar aos participantes conhecimentos das memórias, curiosidades, lendas, mitos, através da reunião e apresentação de antigos registros fotográficos dos locais de memória com a proposta de comparar e promover uma interação dialógica dos participantes com a cidade. Visto que existem dois segmentos de atuação no turismo receptivo (condutor e guia de turismo), deseja-se demonstrar a não sobreposição do condutor cultural e do guia de turismo no projeto, visto que os bolsistas ao final do projeto estarão duplamente cerificados. Este projeto de extensão oferecerá gratuitamente à comunidade o serviço de condução cultural propiciando às pessoas que passam a maior parte do seu dia no centro histórico de Florianópolis, o prazer de participar e vivenciar a preservação cultural. Alimentando essa identidade ilhéu, os envolvidos no processo se transformam em multiplicadores dos atrativos histórico-culturais, tanto para visitantes como para moradores, fortalecendo a vocação turística de Florianópolis. Através da inserção desta tecnologia social, pretendemos contribuir para a divulgação dos cursos ofertados no IFSC, especialmente aqueles voltados ao turismo.
Palavras-chave
   educação patrimonial, condutor cultural, centro histórico
Público-Alvo
  Profissionais das diversas classes sociais dentre eles: profissionais de limpeza, vendedores e expositores de feiras, funcionários e atendentes do comércio e lojistas de diversos segmentos, feirantes e artesãos locais, agentes de informação, ambulantes e comerciários.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Raphael Palma / Natália Freitas Email:ruasdedesterro.sc@gmail.com Fanpage: www.facebook.com/ruasdedesterro.sc Telefone: 48 4141-3651
«« Voltar