Programa de Fortalecimento da Identidade Docente na Educação Básica - PROFID
Protocolo do SIGProj: 182880.784.163867.23072014
De:31/03/2014 à 29/11/2014
Instituição
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
PROCEV - Pro-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência
Unidade de Origem
CODEX - Coordenacao de Extensão
Resumo da Ação de Extensão
Esta proposta consiste em, por meio do exercício prático da profissão, potencializar a tomada de decisão de estudantes em formação do Curso de Licenciatura em Química da UFMT – Campus Universitário do Araguaia, em relação ao vir a ser professor, agora ou no futuro. Ela está estruturada para que estes estudantes planejem oficinas e as ministrem em duas Escolas de Educação Básica de Ensino Médio, em Barra do Garças/MT. Cada oficina terá carga de 20 horas, totalizando 40 horas de aulas, e deverá compreender 5 dias de trabalho em cada escola, o que julgamos ser suficiente para este futuro professor tenha dados para amadurecer sua opinião sobre a profissão, transitando da situação de dúvida ou negação, evidenciados hoje no referido curso. Da mesma forma, este trabalho apresenta condições de intervir na prática docente dos professores das escolas onde acontecerão, dado que as oficinas estarão estruturadas em um tripé contextualização, problematização e experimentação, com estratégias metodológicas não comuns no dia a dia dos estudantes. Esses estudantes serão os sujeitos no centro dessa mudança.
Palavras-chave
Formação de identidade docente, prática de ensino de química, oficinas de Ciências e Química.
Público-Alvo
Esse projeto será executado por estudantes em formação, do Curso de Licenciatura Plena em Química, da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Médio Araguaia, os quais ainda não possuem nenhuma experiência na profissão docente. O trabalho desenvolvido por estes estudantes atenderá, diretamente, a alunos da Educação Básica Pública de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, neste Estado de Mato Grosso.
Situação
Atividade EM ANDAMENTO
Contato
Nosso contato está sendo realizado de forma direta com as escolas, que já assinaram o termo de adesão.