«« Voltar
Edifica- Núcleo de apoio às atividades da Construção Civil
Protocolo do SIGProj:   182795.891.183331.03072014
De:04/09/2014  à  04/09/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Heloisa Nunes e Silva
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CCR - Campus Criciúma
Unidade de Origem
  DEPE - Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O Núcleo de Apoio às atividade da Construção Civil é uma oportunidade de inter-relação dos conteúdos teóricos ministrados no curso técnico em Edificações, bem como os relaciona com a atividade prática e experimental da profissão. Desta forma, o projeto do núcleo é um dos pilares para a efetiva formação profissional proposta no projeto político-pedagógico do curso Técnico em Edificações do IFSC Criciúma ao prestar serviços à comunidade e promover a integração escola-sociedade. A vivência da realidade e da atuação do Profissional Técnico em Edificações, ainda dentro da instituição, conta com a orientação de uma equipe multidisciplinar de professores habituados com a demanda mercadológica na área da construção civil. A partir disso, há troca de experiências entre os alunos e professores, possibilita o desenvolvimento do espírito crítico, analítico, empreendedor e de trabalho em equipe, a atuação com iniciativa e postura profissional, o contato direto com clientes ( parceiros externos e comunidade) e fornecedores, bem como a conscientização das deficiências individuais e o incentivo para buscar o aprimoramento pessoal e profissional. Portanto, este projeto de extensão proporcionará um serviço de apoio ao setor de planejamento e de obras de entidades públicas da região, os quais recebem uma demanda considerável de atividades e carecem de apoio técnico para as demandas menos complexas. O papel social do IFSC, através de ações como esta, fortalecem a imagem de entidade cidadã e de acolhimento às demandas da comunidade.
Palavras-chave
   edificações, educação profissional, construção civil
Público-Alvo
  O público a ser atendido no projeto são: a) as pessoas de baixa renda que necessitam de regularização de sua edificação/lote junto à prefeitura municipal, bem como orientações técnicas sobre aspectos de construção e de sustentabilidade. b) entidades públicas, ONGs, organizações sem fins lucrativos que necessitem de adequações físicas em nível de projeto básico de edificação; c) sindicatos e cooperativas do ramo da construção civil que requeiram oficinas, treinamentos e capacitações sobre temas da construção civil, segurança do trabalho e sustentabilidade nas edificações. d) prefeituras municipais que solicitem apoio técnico para atividades de engenharia e arquitetura.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Serão contatados sindicados da construção civil da região, CREA, entidades públicas (prefeituras) para divulgação do projeto de extensão, para proceder com a divulgação das atividades propostas no projeto. As entidades (públicas ou não), podem encaminhar seus demandantes para o projeto após a divulgação do cronograma de ações de extensão.
«« Voltar