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A Lei n° 11.892/08 e a Prática da Gestão Educacional na Perspectiva dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: A Implementação de uma Nova Política
Protocolo do SIGProj:   182776.842.37961.03072014
De:31/07/2014  à  30/07/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Josiane Carolina Soares Ramos Procasko
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Porto Alegre - Câmpus Porto Alegre - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  A Lei nº 11.892 de 2008 efetivou a expansão da rede federal a partir de uma nova institucionalidade: os institutos federais. Essas instituições são responsáveis por agregar ciência, trabalho e tecnologia na construção de cidadãos emancipados e conscientes de seu papel na sociedade. Essa responsabilidade transforma efetivamente essas instituições e as impulsiona para um novo patamar em relação a sua função social, principalmente no que diz respeito ao mundo do trabalho. A expansão da Rede Federal de Educação Básica, Profissional e Tecnológica trouxe consigo a premissa da inclusão social, pensando a educação pública como um importante mecanismo de transformação social. No entanto, historicamente no nosso país a qualidade não progrediu junto com a quantidade, por isso, é imprescindível uma análise aprofundada dos processos de gestão da educação vivenciados nesse período particular do capitalismo no contexto da política de expansão da rede federal. Para tanto, o presente projeto propõe analisar os desdobramentos da política de expansão da Rede Federal de Educação Básica, Profissional e Tecnológica e das práticas de gestão educacional a fim de desvelar o que ambas trazem para o cotidiano dos institutos federais.
Palavras-chave
   Gestão da Educação, Institutos Federais, Educação Profissional e Tecnológica
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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