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A AVALIAÇÃO DE OBJETOS EDUCACIONAIS VIRTUAIS INSERIDOS NA APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES (TEAM-BASED LEARNING) NO ENSINO DE HANSENÍASE PARA A GRADUAÇÃO MÉDICA
Protocolo do SIGProj:   182402.847.207773.18072014
De:31/07/2014  à  28/02/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Cristiane Comparin Savegnago
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FAMED - Faculdade de Medicina
Unidade de Origem
  PPGSD - Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste
Resumo da Ação de Extensão
   A hanseníase constitui doença dermato-neurológica infecciosa, importante em saúde pública e causadora de seqüelas funcionais irreversíveis a muitos pacientes. Uma das principais barreiras para o seu controle é a falta de preparo dos médicos generalistas para reconhecer essa condição que pode ser diagnosticada clinicamente em 70% dos casos. O ensino na graduação médica é foco importante nessa luta, sendo relevante que se desenvolvam projetos para aumentar o seu aprendizado pelos alunos. Neste contexto, a utilização de ferramentas educacionais virtuais ressalta-se por oferecer o conteúdo de forma atrativa e motivadora. O projeto Homem Virtual em Hanseníase utiliza ferramentas gráficas tridimensionais para criar seqüências dinâmicas de vídeos, com informações científicas especializadas, facilitando o aprendizado da doença. No presente trabalho, será desenvolvido um ensaio clínico controlado com 60 alunos de medicina do 3° ano da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), expostos e não-expostos a material educacional adicional com vídeos do Homem Virtual em Hanseníase, durante aula no formato de aprendizagem baseada em equipes (Team-based learning / TBL). Conforme a programação habitual do TBL, os alunos resolverão testes individualmente e em equipes, sendo após comparado o desempenho entre os alunos que foram expostos aos vídeos com os que não tiverem acesso antes das avaliações. Será também realizada a avaliação da satisfação dos alunos expostos ao Homem Virtual em Hanseníase com questionário ao final das aulas. Objetiva-se comparar o conhecimento adquirido por ambos os grupos e avaliar a impressão e satisfação dos alunos após o contato com o Homem Virtual em Hanseníase
Palavras-chave
   Hanseníase, Objetos educacionais virtuais, Team-based learning, Ensino médico, Homem Virtual
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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