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O Papel da Auto Avaliação Institucional como Fundamento das Práticas de Gestão dos Institutos Federais
Protocolo do SIGProj:   182330.842.68243.03072014
De:31/07/2014  à  31/07/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Marcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Porto Alegre - Câmpus Porto Alegre - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  A pesquisa apresenta como problema central a investigação do papel da auto avaliação institucional no planejamento e na execução de políticas e ações por parte das equipes gestoras dos Institutos Federais (IFs). Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições ainda jovens de educação profissional, caracterizadas pela proposição de um novo formato de práticas de ensino, bem como da vivência da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Aos IFs coube a missão de promover o ensino em diferentes níveis e modalidades da educação profissional, além de implementar projetos de pesquisa e de extensão – indissociáveis ao próprio ensino – com o desafio de configurar-se como uma instituição cuja identidade deve diferenciar-se da das universidades. Como instituições verticais, os IFs oferecem cursos superiores, além dos de ensino médio, e estão sujeitos aos processos de regulação e de avaliação definidos pelo SINAES. Nesse sentido, são objetivos dessa pesquisa: investigar se os processos de auto avaliação institucionais dos IFs são utilizados, de fato, como ferramentas para o planejamento e a execução de políticas e de ações por parte das equipes gestoras; analisar em que medida os instrumentos de coleta de dados aplicados pelas CPAs (Comissões Próprias de Avaliação) atendem à avaliação dos IFs e de suas especificidades, preservando e valorizando sua identidade, distinta das universidades; construir um protótipo de instrumento de auto avaliação institucional que seja direcionado aos IFs e que englobe a articulação entre os resultados da avaliação e os efeitos das ações gestoras.
Palavras-chave
   institutos federais, identidade institucional, auto avaliação institucional, gestão educacional, comissão própria de avaliação
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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