A Educação Científica: O Ensino de Física e suas interfaces socioculturais articuladas com as tecnologias digitais
Protocolo do SIGProj: 182250.864.54555.27082014
De:30/06/2014 à 30/06/2015
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
IMEF - Instituto de Matemática, Estatística e Física
Resumo da Ação de Extensão
O subprojeto 'Educação Científica: Ensino de Física e suas interfaces socioculturais articuladas com as tecnologias digitais' têm por objetivo desenvolver, problematizar temáticas da Física e suas tecnologias e potencializar os processos de ensino e de aprendizagem das mesmas no contexto escolar. Com o propósito de envolver estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Professores da rede pública em conjunto com licenciandos de Física, pós-graduandos de Educação em Ciências e Docentes da área do Ensino de Física da FURG, em espaço de (re) significação das linguagens e do discurso constituinte da Física. O subprojeto prevê a oferta de três cursos de 40 horas cada: um para estudantes do Ensino Fundamental; outro para estudantes do Ensino Médio; e um terceiro para professores. As ações do projeto têm enfoque metodológico que incentiva o uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) no âmbito da educação básica associadas a metodologias que potencializem as ações educativas no ensino de física e suas tecnologias com perspectivas investigativas e articuladas a atividades de experimentação.
Palavras-chave
Ensino de Física, Tecnologias, Experimentação
Público-Alvo
25 Professores de Ciências e Física da Educação Básica
25 Estudantes do Ensino Fundamental
25 estudantes do Ensino Médio
Situação
Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
www.novostalentosfisica.furg.br
rafaelearaujo@furg.br