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Aquidauana: um rio de saberes desaguando no Pantanal
Protocolo do SIGProj:   182233.952.9403.31032015
De:03/05/2015  à  30/06/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Bruna Gardenal Fina
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAQ - Câmpus de Aquidauana
Unidade de Origem
  GAB/CPAQ - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Mato Grosso do Sul reúne dois importantes biomas: Cerrado e Pantanal, que ocupam extensas áreas e juntos constituem um complexo mosaico vegetacional, reflexo dos diferentes tipos de solo, clima e topografia da região. O município de Aquidauana situa-se na porção centro-oeste do Estado, com localização privilegiada em termos de biodiversidade, pois representa área de transição entre o Planalto (Cerrado) e a Planície (Pantanal), possibilitando a observação de muitos elementos peculiares da fauna e flora. O rio Aquidauna drena o município e é um dos principais afluentes da Bacia Hidrográfica do Paraguai, com influência direta no regime de cheias do Pantanal. Devido ao processo de urbanização, o rio Aquidauana já sofreu inúmeras interferências antrópicas como a retirada da mata ciliar, implantação de areeiro, despejo de esgoto, assoreamentos, alteração em sua vazão, entre outros aspectos. Ainda assim, seu uso pela população é imenso, principalmente com atividades relacionadas ao lazer. O rio pode atuar como elemento agregador, pois representa um local agradável para visitação e possibilita reflexões acerca do ambiente que nos rodeia. Além disso, possui grande potencial para o desenvolvimento de conteúdos práticos para o ensino de ciências. Questões relevantes como o conhecimento e socialização do saber popular; a interação homem-ambiente; as formas de construção do espaço urbano; a necessidade de áreas verdes, a qualidade da água, podem ser discutidas, fato que torna o rio não apenas um local para lazer, mas de possibilidades de gerar conhecimento e formar cidadãos.
Palavras-chave
   Educação básica, ensino de ciências, Educação ambiental
Público-Alvo
  Alunos e professores da Educação básica. Inicialmente foram escolhidos alunos do 6o ano do Ensino fundamental de 02 escolas públicas, além de 06 professores do Ensino fundamental, de diferentes áreas de formação.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Professores da UFMS e IFMS envolvidos no Projeto
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