«« Voltar
I Seminário Internacional de História da Arquitetura Hospitalar: “A modernidade na arquitetura hospitalar” e 1º Encontro de pesquisadores da Rede de Pesquisadores Latino-americanos sobre hospitais pavilhonares
Protocolo do SIGProj:   181770.797.105187.09062014
De:03/08/2014  à  03/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Maria Gadelha Albano Amora
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  FAU - Faculade de Arquitetura e Urbanismo
Resumo da Ação de Extensão
  Evento com relevância para a graduação e para a pós-graduação, abrangendo assuntos importantes para se pensar o papel das edificações de saúde na contemporaneidade como patrimônio cultural e lugares de memória. Por outro lado, o processo de modernização da arquitetura hospitalar trouxe temas que atualmente estão sendo revisitados, como a questão da humanização dos hospitais e de sua inserção nas cidades. Essas questões são relevantes, sobretudo quando pensadas de forma comparada em âmbito interdisciplinar e latino-americano, propiciando o cruzamento de campos de pesquisa como a história das ciências, a história da arquitetura e a história urbana e de pesquisadores internacionais que poderão contribuir para uma reflexão que ilumine uma proposta para tomada de decisões sobre esse patrimônio. O formato proposto é inovador e se fundamenta nas pesquisas desenvolvidas pelo PROARQ e pela Casa de Oswaldo Cruz, integradas a redes de pesquisas nacionais e internacionais, sobretudo da América Latina. A participação de pesquisadores internacionais tem por objetivo avançar na discussão crítica sobre a modernidade dessas arquiteturas e buscar novos parceiros de instituições internacionais de peso, como a MacGill University, e das universidades latino-americanas como: a Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo; a Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional Autônoma do México; a Escola de Arquitectura da Universidade Católica do Norte, de Antofagasta, Chile, e a Pontificia Universidad Javeriana, de Bogotá, Colômbia. Além de universidades europeias interessadas em ampliar a discussão para o contexto ibero-americano, como a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Coimbra e a Universidade de Lisboa.
Palavras-chave
   Arquitetura Hospitalar, Patrimônio Cultural da Saúde, Arquitetura Moderna, Hospitais Pavilhonares
Público-Alvo
  O evento contará com público interno e externo da UFRJ. Alunos de graduação e de pós-graduação da FAU/UFRJ, Casa de Oswaldo Cruz /FIOCRUZ e do IMS/UERJ, entre outros. Técnicos das Secretarias de Saúde Municipal e Estadual, membros da ABDEH -Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, e demais interessados. Para tal serão enviados convites, será utilizada a mala direta da FAU/UFRJ e da COC/FIOCRUZ. Buscaremos a divulgação na imprensa e nas mídias sociais. O numero excede as 50 vagas, pois inclui palestrantes, debatedores, membros da comissão cientifica e organizadores. O numero excede as vagas de 50, pois os convidados e os membros das comissões cientifica e organizadora também assistirão o evento.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
«« Voltar