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A ABORDAGEM DO EFEITO FOTOELÉTRICO NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA AUSUBELIANA
Protocolo do SIGProj:   181450.847.75417.02062014
De:31/07/2014  à  29/08/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Ronivan Sousa da Silva
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INFI - Instituto de Física
Unidade de Origem
  PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Doutorado
Resumo da Ação de Extensão
  Há aproximadamente 30 anos, têm-se discutido na área de ensino sobre a importância da inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio e possíveis metodologias para abordagem. No entanto, o número de relatos e reflexões sobre a utilização destas propostas em escolas brasileiras ainda é muito reduzido, evidenciando que ainda sabemos muito pouco sobre as principais dificuldades de aprendizagem de conceitos de FMC. Desta forma, este trabalho busca analisar as contribuições de uma sequência didática ausubeliana para aprendizagem de conceitos físicos associados ao efeito fotoelétrico por alunos de ensino médio. Nossa proposta será elaborada e estruturada a partir dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), fazendo uso de elementos de HFC, CTS e simulação computacional. Na análise e interpretação dos dados utilizaremos também a análise de conteúdo de Bardin (2004). Esperamos ao final da pesquisa identificar aspectos relevantes com relação à aprendizagem de conceitos físicos relacionados ao modelo corpuscular da luz, em particular, o efeito fotoelétrico.
Palavras-chave
   modelo corpuscular da luz, aprendizagem significativa, simulação computacional
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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