«« Voltar
A cultura escrita na Educação Infantil
Protocolo do SIGProj:   180400.847.55081.28112014
De:02/02/2014  à  04/02/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Laís Paula Freitas dos Santos
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAN - Câmpus do Pantanal
Unidade de Origem
  PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  O estudo que propomos é investigar como se configura as práticas pedagógicas em relação a cultura escrita na Educação Infantil. Tal estudo se justifica pelo fato de que acreditamos que há muita confusão em relação à esta temática nessa etapa da Educação e a investigação pode contribuir para fomentar novas práticas pedagógicas. O objetivo da pesquisa é investigar como as práticas pedagógicas em relação à língua escrita se configuram em turmas de Educação Infantil. Para dar conta dos objetivos propostos buscaremos responder as seguintes questões: •No que se fundamentam as práticas das professoras? •Qual a formação dessas professoras? •Qual é a referência da prática das professoras? •As professoras consideram as especificidades e necessidades das crianças nessa faixa etária? •É possível trabalhar a linguagem escrita na Educação Infantil? Como elas fazem? Como poderia ser? •A infância não é valorizada quando falamos de língua escrita? •O letramento seria a forma de trabalhar a linguagem oral e escrita na Educação Infantil? •As práticas orais podem contribuir para a aprendizagem da língua escrita? •O que significa para as professoras o termo cultura escrita na Educação Infantil? Metodologia da pesquisa: Nossa abordagem é critico- dialética, tendo como referencial teórico metodológico de pesquisa a Teoria histórico-cultural.A estratégia de pesquisa será a campo utilizando o estudo de caso para conduzir a pesquisa. Os procedimentos utilizados serão: análise bibliográfica sobre a temática em estudo, observações nas salas a serem posteriormente selecionadas e entrevistas com as professoras da sala observada.
Palavras-chave
   Crianças, infância, alfabetização, letramento, pré-escola
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
«« Voltar