«« Voltar
Modelagem Matemática x Empreendedorismo: Construção do Conhecimento no Ensino Técnico em Alimentos do IFRS Câmpus Erechim
Protocolo do SIGProj:   180110.820.155763.28052014
De:30/07/2014  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Marlova Elizabete Balke
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Erechim - Câmpus Erechim - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
   A pesquisa ocorrerá em torno de uma metodologia de ensino, denominada como Modelagem Matemática relacionada ao empreendedor, em que ambos integram-se ao curso Técnico de Alimentos do IFRS câmpus Erechim. Nesse sentido, será verificada como uma proposta de aprendizagem com habilidades matemáticas, tais como as definidas pelas inteligências múltiplas: lógico matemática. Diante do contexto, observa-se que aplicabilidade da Modelagem Matemática é importante, pois se preocupa com o significado que a matemática assume por meio de seu ensino e de sua aprendizagem, assim como sua interação com o empreendedorismo, dentre outros fatores ligados a esse processo. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa será quanti-qualitativa, sendo que o levantando de informações será baseado em Oficina Pedagógica realizada com os discentes, assim como análise estatística de um questionário aplicado. As informações com atividades empreendedoras, para o desenvolvimento da Modelagem Matemática será obtida através de pesquisas bibliográficas, documentais e pela internet. Como resultados, tem-se como expectativa que os discentes ao vivenciar a experiência pedagógica com o uso da Modelagem Matemática relacionado ao empreendedorismo, construam o conhecimento necessário com sua aplicabilidade no cotidiano. Portanto, verificou-se a importância de realizar a presente pesquisa, vendo a possibilidade de integrar a matemática ao empreendedorismo. Dessa forma o objeto de pesquisa será constituído em 'Como a Modelagem Matemática focada ao empreendedorismo auxiliará no aprendizado do discente do curso Técnico em Alimentos?
Palavras-chave
   Modelagem Matemática, Empreendedorismo, Técnico em Alimentos, Conhecimento
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar