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Aprendizado de Lógica de Programação em Escolas Públicas Municipais
Protocolo do SIGProj:   180050.881.76791.28052014
De:31/07/2014  à  29/11/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Renata Maria Porto Vanni
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  ARQ - Araraquara
Resumo da Ação de Extensão
  O estímulo do raciocínio lógico em crianças pode torná-las mais críticas, e auxiliá-las no aprendizado de outras disciplinas. O aprendizado da lógica auxilia os estudantes no raciocínio, na compreensão de conceitos básicos, na verificação formal de programas e prepara-os para o entendimento de tópicos mais avançados. Em parceria com a Secretaria da Educação do município, um grupo de alunos do IFSP, orientados pelo professor solicitante, tem desenvolvido um trabalho de ensino de lógica de programação com os professores do ensino fundamental da rede pública municipal. Uma das ferramentas escolhida para esse trabalho é o Scratch, plataforma desenvolvida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde o usuário pode criar seu próprio jogo sem conhecer lógica de programação. Essa ferramenta estimula o raciocínio lógico e foi desenvolvido para crianças em fase escolar (7 a 10 anos), mas sua utilização tem se estendido a todas as idades. A segunda fase da parceria engloba o ensino aos alunos do município e estaria contemplada nesse projeto de iniciação científica.
Palavras-chave
   Lógica de programação, Aprendizado de Lógica.
Público-Alvo
  Professores e alunos da rede pública municipal. Professores e alunos do Instituto Federal de São Paulo.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Coordenação de Extensão e Coordenador de Comunicação no IFSP Araraquara. Tel: (16) 3303 2330
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