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À SOMBRA DO PÉ DE CEDRO: Instituições de ensino e história da educação em Coxim (1900-1920)
Protocolo do SIGProj:   179301.860.2168.02052014
De:31/07/2014  à  31/07/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Adriana Aparecida Pinto
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPCX - Câmpus de Coxim
Unidade de Origem
  GAB/CPCX - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  O presente plano de trabalho integra o projeto CAMINHOS PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATO-GROSSENSE: MAPEAMENTO, INVENTÁRIO, PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO SUL DE MATO GROSSO – (1880-1930), objetivando contribuir para a escrita da história da educação (sul)mato grossense, a partir do mapeamento, coleta, reunião e organização de fontes relativas a instrução/educação em localidades da região sul do Mato Grosso Uno ou Antigo Mato Grosso. Centra suas ações na localidade de Coxim, no período entre os anos de 1900-1920, no processo de definição geográfica e política da localidade, São José de Herculânea a atual Coxim, criada em 1898. A circulação de pessoas na região, incentivada pela constante movimentação derivada das Rotas, e estimulada, posteriormente, pelo movimento de povoamento da região central do Brasil, demandou a necessidade de criação de instituições de ensino - em 1912 há registro de duas instituições de ensino na localidade. A escola seria o veículo que, ao trazer as letras traria também o progresso, material e imaterial, ao território. Investigar a existência e formas de funcionamento de instituições de ensino na região possibilita compreender aspectos da história educacional, ainda inexplorados quanto ao temário da educação em períodos mais recuados.
Palavras-chave
   história da educação, Mato Grosso, Coxim
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade
Contato
  
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