«« Voltar
Curso de extensão: Plantas Alimentícias do Pantanal e Cerrado
Protocolo do SIGProj:   179122.793.155162.06082014
De:07/09/2014  à  08/09/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Cariolando da Silva Farias
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  GAB/CCBS - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  O curso está inserido dentro do Projeto de Extensão PROEXT 2014 - 'Valorização de Plantas Alimentícias do Pantanal e do Cerrado' e busca estimular o uso racional de recursos naturais que pode viabilizar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e pequenas comunidades rurais atendidas pelo Projeto. As atividades estão relacionadas à ampla divulgação das espécies alimentícias do Pantanal e Cerrado, aspectos sobre a conservação das mesmas, valor nutritivo, formas de aproveitamento alimentar e agregação de valor e higiene na manipulação. O curso será ofertado a profissionais da área de Farmácia, Biologia, Nutrição e Tecnologia em Alimentos e à comunidade em geral. Serão feitas oficinas sobre formas de aproveitamento de plantas alimentícias para confecção de doces, bolos, sucos, licores e conservas. Ao fim do curso espera-se que o público amplie os conhecimentos sobre os procedimentos de identificação e coleta de frutos nativos, aspectos de sua conservação, processamento e higiene na manipulação.
Palavras-chave
   Plantas Alimentícias, Pantanal, Cerrado, Conservação de Espécies, Boas Práticas de Manipulação.
Público-Alvo
  O curso terá no total 130 vagas destinadas às pessoas da comunidade não universitária com interesse em plantas alimentícias e estudantes, técnicos e professores dos cursos de graduação e pós-graduação.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   O estudante de graduação em Tecnologia em Alimentos Cariolando da Silva Farias ficará disponível para o esclarecimento de quaisquer dúvidas que venham a surgir sobre o curso.
«« Voltar