«« Voltar
Projeto 'Efeito Saúde' - Tratamento e controle da obesidade infanto-juvenil com uso de exercícios físicos e hábitos saudáveis
Protocolo do SIGProj:   178700.793.35895.06052014
De:31/07/2014  à  30/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Joel Saraiva Ferreira
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  GAB/CCHS - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Com a mudança no estilo de vida da população mundial, alterações comportamentais e nos aspectos biológicos passaram a ser notados em indivíduos de diferentes grupos etários, inclusive em crianças e adolescentes. Dentre tais mudanças, o problema com o excesso de peso tem se tornado frequente e preocupante, uma vez que a obesidade em crianças e adolescentes eleva o risco de surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, comprometendo a qualidade de vida dessas pessoas. Para minimizar tal problema, são necessárias intervenções que favoreçam a prática e adoção de um estilo de vida mais saudável, o que inclui a realização de exercícios físicos e a prática esportiva nos momentos de lazer, preferencialmente de forma orientada, para controlar o excesso de peso corporal, promovendo um gasto calórico e, associado a isso, a inclusão de outros hábitos saudáveis no cotidiano de crianças e adolescentes. A presente proposta se embasa na perspectiva de incentivo, prescrição e acompanhamento de exercícios físicos para crianças e adolescentes obesos, com o intuito de controlar e tratar essa doença por meio de uma intervenção não medicamentosa, agradável e motivante. Com isso, espera-se que haja controle do excesso de peso da população atendida com o projeto, colaborando assim para a melhora das condições de vida desses indivíduos.
Palavras-chave
   escolares, obesidade, exercícios
Público-Alvo
  Serão dois grupos populacionais atendidos no projeto. Um deles é formado pelos estudantes da rede pública de ensino do município de Campo Grande-MS, na faixa etária de 7 a 17 anos. O outro grupo é formado pelos professores de educação física que trabalham nas escolas públicas de Campo Grande-MS.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Fabrício Diamante - telefone (67) 3345 7630
«« Voltar