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ENSINO DA HANSENÍASE E NEUROPATIA HANSÊNICA PARA A GRADUÇÃO MÉDICA ATRAVÉS DO HOMEM VIRTUAL
Protocolo do SIGProj:   178473.860.157305.28042014
De:29/04/2014  à  29/03/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Gunter Hans Filho
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FAMED - Faculdade de Medicina
Unidade de Origem
  GAB/FAMED - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto visa a inclusão do aluno de iniciação científica em todas as etapas de realização, objetivando auxiliar na sua formação como jovem pesquisador. Este projeto será desenvolvido no campo temático da hanseníase, doença endêmica no Brasil. Uma das principais barreiras ao seu controle é a falta de preparo dos médicos generalistas para reconhecê-la, portanto é relevante que se desenvolvam projetos de ensino médico para aumentar seu aprendizado. Neste contexto, as ferramentas educacionais virtuais ressaltam-se por oferecer o conteúdo de forma atrativa e motivadora. O projeto Homem Virtual em Hanseníase utiliza ferramentas tridimensionais em vídeos, facilitando o aprendizado. Será desenvolvido um estudo controlado com 60 alunos de medicina do 3° ano da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), expostos e não-expostos ao Homem Virtual em Hanseníase, durante aula no formato de aprendizagem baseada em equipes (Team-based learning / TBL). Será comparado o desempenho nas avaliações entre os alunos expostos e não expostos aos vídeos. Será também realizada a avaliação da satisfação dos alunos expostos com questionário ao final das aulas. Objetiva-se comparar o conhecimento adquirido por ambos os grupos e avaliar a impressão e satisfação dos alunos após o contato com o Homem Virtual em Hanseníase.
Palavras-chave
   Hanseníase, objetos educacionais virtuais, team-based learning, ensino médico
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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