«« Voltar
Semiótica, empirismo e análise de textos na Escola Pública de Três Lagoas
Protocolo do SIGProj:   178373.860.131127.07052014
De:30/06/2014  à  31/07/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Valdenildo dos Santos
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Resumo da Ação de Extensão
  Afirma-se que a semiótica greimasiana não tem sido disponibilizada aos professores de Língua Portuguesa e Literatura do ensino público de Três Lagoas e que estes colegas não seguem uma teoria que dá conta do sentido do texto e isso pode implicar num desempenho empírico que não oferece aos alunos estratégias de interpretação de textos literários ou não. Para se confirmar essa hipótese, partiremos do levantamento do número de professores que atuam no ensino médio nestas duas disciplinas e aplicaremos questionários qualitativos ou entrevistas sobre esses dois fatores que podem influenciar em sua performance. Uma vez levantados os dados e constatadas a hipótese aqui aventada, procederemos a tabulação dos dados e sua análise sob um olhar semiótico, considerando o que diz Maria Cecília de Souza em “Pesquisa Social” (2012) sobre o exercício científico como um artesanato intelectual, centralizando seu fazer no trabalho de campo, contexto de observação, interação, descoberta, análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. O objetivo deste trabalho está no fato de podermos iniciar nossos alunos de graduação, colaboradores ou bolsistas à pesquisa e divulgarmos a semiótica como importante instrumento para a interpretação de textos que influirá na formação de professores de língua Portuguesa e Literatura desta localidade.
Palavras-chave
   Ensino, Língua Portuguesa, Análise, semiótica, Três Lagoas.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade
Contato
  
«« Voltar