«« Voltar
Experimentando a Física: uma abordagem interativa dos conceitos físicos em ambientes escolares
Protocolo do SIGProj:   178324.846.481.23042014
De:22/04/2014  à  30/07/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Isabela Porto Cavalcante
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INFI - Instituto de Física
Unidade de Origem
  GAB/DIR - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  O Ensino de Física possui vários entraves que resultam muitas vezes na falta de interesse dos alunos de ensino médio nas carreiras de ciência e tecnologia (C&T). Os problemas que mais se destacam são: a abordagem do conteúdo a partir de fórmulas, a falta de contextualização do ensino e a aprendizagem mecânica. As consequências desses problemas apontam para possíveis causas que sustentam o desinteresse mostrado pelos alunos nas carreiras em área de C&T. Diante desta situação, a proposta do projeto é desenvolver junto ao professor de nível médio/técnico, à acadêmica de graduação e às quatro alunas de nível médio/técnico, uma abordagem de ensino experimental e interativa dos conceitos físicos. O projeto será desenvolvido em uma perspectiva de aprendizagem em Paulo Freire, visto a importância de trazer à escola a realidade do aluno e assim desenvolver os conceitos científicos referentes a ela. As atividades do projeto serão divididas em três partes: o grupo de estudo, que será o encontro semanal para organizar as atividades do projeto; as duas oficinas, cada uma delas divididas em três etapas onde será feita a investigação temática a partir de questionários; a elaboração e construção dos experimentos e roteiros experimentais; e a aplicação das oficinas. Esta ação coletiva na escola permitirá aumentar o número de alunas e alunos interessados em carreiras de C&T. A principal contribuição do projeto à sociedade é criar espaços e momentos de alfabetização científica em que os alunos desenvolvam as suas habilidades, a partir de uma metodologia de ensino experimental e inovadora.
Palavras-chave
   Ensino de Física, Experimentação em Física, Ensino Médio, Alfabetização Científica e Tecnológica
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar