«« Voltar
O emprego de novas tecnologias no ensino de ciências: o uso de tecnologia em sequências didáticas do conteúdo de mecânica
Protocolo do SIGProj:   177192.860.46428.16042014
De:31/07/2014  à  31/07/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Inês de Affonseca Jardim
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INFI - Instituto de Física
Unidade de Origem
  GAB/DIR - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Os diferentes recursos advindos das novas TICs disponíveis aos professores para uso na sala de aula acarretam a necessidade do desenvolvimento por parte dos mesmos de novas competências e formas de realizar seu trabalho pedagógico. Verifica-se na literatura da área de ensino de ciências/física um aumento nas discussões e proposições de ferramentas metodológicas que viabilizam a organização de estratégias de ensino diferenciadas como. A formação do professor, para que o mesmo esteja preparado para estes desafios, deve passar pela (re)construção do saber pedagógico baseado na atividade e não apenas em um discurso . Para superarmos as dificuldades encontradas pelos professores na utilização das novas tecnologias é preciso formá-los do mesmo modo que se espera que eles atuem. O objetivo do projeto é desenvolver ações concretas de planejamento, elaboração e aplicação de sequências didáticas, onde se utilize recurso de TICs, como parte da formação pedagógica de alunos do curso de Licenciatura em Física. Espera-se com este projeto contribuirá com a prática pedagógica do professor de ciências/Física, no que se refere ao uso de TICs, propiciando com a melhora do processo de ensino aprendizagem da disciplina de ciências/física no ensino básico.
Palavras-chave
   novas tecnologias, ensino de física, objetos de ensino
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar