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A contação de história em comunidades indígenas - Ferramenta de aprendizagem e construção da identidade
Protocolo do SIGProj:   176502.833.116752.07042014
De:04/04/2014  à  04/07/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Marina Rabelo Peralta
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  GAB/CCBS - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto Programa Terena, resultado do trabalho do Grupo de Estudos e Pesquisas em Populações Indígenas da UFMS, será desenvolvido em escolas da terra indígena Buriti, MS, fazendo o uso de diversas ferramentas de fortalecimento e capacitação, inclusive o uso da ferramenta pedagógica de contação de histórias. Leituras dinâmicas e interativas que visam o desenvolvimento da imaginação, criatividade das crianças indígenas, procurando trazer temas que tenham relação com sua realidade. A contação de história funciona como uma ferramenta pedagógica que além de despertar a imaginação, criatividade e a oralidade, educa, instrui e facilita a aprendizagem de forma lúdica, que inclusive pode contar com músicas e interpretações. Nesse caso, só o conhecimento prévio da cultura, o ato de escutar e recontar partindo das demandas dos próprios indígenas, é que torna ainda mais efetiva a ferramenta. Pode funcionar como mediadora de um processo de fortalecimento e empoderamento das crianças, além do reconhecimento e identificação com a cultura a que pertencem. Neste sentido, a promoção de ações de fortalecimento e capacitação não só de alunos, como de professores através de técnicas adaptadas ao contexto e a realidade local, constitui-se numa das estratégias de superação e valorização de saberes e práticas locais.
Palavras-chave
   crianças indígenas, contação de história, identidade cultural
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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