«« Voltar
VII SEMINÁRIO RACISMO E ANTI-RACISMO: Acesso e Permanência na Educação Superior: avanços e desafios para a implementação de políticas afirmativas e de diversidade étnico- racial no Brasil
Protocolo do SIGProj:   176244.794.117521.03042014
De:24/04/2014  à  28/06/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Eugenia Portela de Siqueira Marques
Instituição
  UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Unidade Geral
  RTR - Reitoria
Unidade de Origem
  GR - Gabinete do Reitor
Resumo da Ação de Extensão
  O Evento intitulado VII SEMINÁRIO RACISMO E ANTI-RACISMO propõe nesta edição o tema: Acesso e Permanência na Educação Superior: avanços e desafios para a implementação de políticas afirmativas e de diversidade étnico- racial no Brasil. Registra a continuidade das ações do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros que desde a sua criação em 2007 tem realizado seminários e fóruns de discussão entre os professores das redes de ensino de Dourados e região, professores, acadêmicos da UFGD, das demais instâncias de ensino e IES em busca da formação de uma sociedade que reconheça e respeite a diversidade étnico-racial brasileira. Busca contribuir com a UFGD com o fortalecimento do tripé de sustentação da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Considerando o êxito dos eventos anteriores realizados desde 2007, a ação proposta torna-se de extrema relevância, tanto acadêmica como social, fazendo jus ao público a que se destina. Registra-se que o prosseguimento do Evento é uma oportunidade para debater impasses, desconstruções e perspectivas, aspectos que certamente fortalecerão cada vez mais a necessária interação entre pesquisadores, docentes e discentes da educação escolar (básica e superior). Os saberes implícitos e explícitos ao tema têm muito a colaborar para a ampliação e aprofundamento de fundamentos teóricos, práticos e políticos afins. Espera-se, nesta 7ª Edição propor debates sobre temáticas que envolvam as ações afirmativas, as cotas raciais, os programas de permanência da UFGD, a identidade negra, o racismo e a discriminação racial no Brasil .
Palavras-chave
   Educação superior, políticas afirmativas, acesso e permanência, população afro-brasileira
Público-Alvo
  Acadêmicos de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFGD. Técnicos Adminitrativos. Da Comunidade: Profissionais da Educação Básica das Redes Estadual e Municipais e Secretarias Estadual e Municipal de Educação (Dourados, Caarapo, Itaporã, Douradina e Rio Brilhante). Profissionais do COMED, SINTED, OAB e Conselho Tutelar e Conselho do negro. Associações de religiões afro-brasileiras.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   neab@ufgd.edu.br eugeniamarques@ufgd.edu.br
«« Voltar