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Variáveis Sociais e Seguimento de Regras: Efeitos do Uso de Equipamento Informatizado e da Monitorização da Tarefa Experimental
Protocolo do SIGProj:   176236.847.181755.31032014
De:29/04/2014  à  29/07/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Diovani Cavalheiro Palha
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PPGP - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  As regras são um importante componente da aprendizagem humana, sendo que vários comportamentos exclusivamente humanos são estabelecidosatravés das mesmas . Uma vantagem no uso de regras é que elas evocam comportamento efetivo mais rápido do que a exposição às contingências diretas faria e Uma desvantagem da aprendizagem por regras é o que tem sido chamado de insensibilidade às contingências, que pode tornar o indivíduo menos adaptável a novas situações . Observa-se a ocorrência desse fato quando o indivíduo continua a apresentar o comportamento descrito pela regra, mesmo diante de contingências não condizentes com ela. As condições sob as quais esse fenômeno é mais ou menos provável ainda não estão identificadas de forma satisfatória na literatura. Um fator a ser considerado experimentalmente é o papel de variáveis sociais no seguimento de regras, como por exemplo, a monitorização da tarefa experimental. O objetivo desta pesquisa é investigar algumas variáveis sociais envolvidas no comportamento governado por regras. Para isso um experimento da literatura será replicado com uma alteração metodológica. Será utilizado um equipamento experimental informatizado, ao invés de manual, com a finalidade de investigar se manipulações nas variáveis sociais referentes à monitorização da tarefa experimental podem produzir diferentes desempenhos em relação ao seguimento de regras entre os participantes.
Palavras-chave
   Regras, variáveis sociais, monitorização da tarefa
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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