«« Voltar
Pedagogia Libertária no Ambiente Escolar
Protocolo do SIGProj:   176216.790.88160.04042014
De:04/05/2014  à  17/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Magno Silvestri
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  ICHS / CUA - Instituto de Ciências Humanas e Sociais / CUA
Unidade de Origem
  CGEO - Coordenação do Curso de Geografia
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto tem como objetivo geral discutir a história da educação, destacando as principais contribuições da Pedagogia Libertária, suas teorias, conceitos e categorias analíticas no ambiente escolar. O projeto se desenvolve em duas etapas: a primeira na realização de um diagnóstico por meio de pesquisa qualitativa nas escolas públicas da região de Barra do Garças, através de técnicas de pesquisa, tais como entrevistas semi estruturadas, análise de conteúdo e observação direta. A partir dos resultados da pesquisa/diagnóstico, na segunda etapa, será organizado um grupo de estudos que se caracteriza por um espaço de diálogos e práticas com a participação de educadores e estudantes, servindo de apoio as reflexões da realidade escolar identificada com os conceitos e temas da Pedagogia Libertária. Dentre os temas, a participação política, autonomia e autogestão escolar, educação integral, educação popular, entre outros. A avaliação do projeto Pedagogia Libertária no Ambiente Escolar terá a produção de um boletim e caderno de textos com os resultados da pesquisa e das discussões do grupo de estudos, produzido pelos participantes.
Palavras-chave
   Pedagogia Libertária, Anarquismo, Educação
Público-Alvo
  Comunidade em Geral do Médio Araguaia, em especial a classe trabalhadora e estudantil, como os: Trabalhadores do serviço público (municipal, estadual e federal) da região do médio Araguaia; Estudantes da Educação Básica e Ensino Superior da região do médio Araguaia.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Secretaria do Instituto de Ciências Humanas e Sociais / CUA / UFMT Fone 1: 66-8103-2229 Email: estudoslibertarios@gmail.com
«« Voltar