«« Voltar
LITOTECA Ano 2014
Protocolo do SIGProj:   176171.790.8017.31032014
De:08/05/2014  à  08/01/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Silvio Cesar Oliveira Colturato
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  ICBS / CUA - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde / CUA
Unidade de Origem
  CCBIO - Coordenação do Curso de Ciências Biológicas
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto ora proposto objetiva a criação e consolidação de uma Litoteca, isto é, um local de reserva e coleção de rochas, minerais, fósseis e objetos líticos arqueológicos, que possa atender a comunidade acadêmica do CUA/UFMT, bem como a comunidade externa à UFMT. A Litoteca, assim como em uma biblioteca, terá materiais que poderão ser emprestados à comunidade e materiais de uso exclusivo nas suas dependências. Os materiais ficarão em exposição em prateleiras e armários e, boa parte deles poderão ser retirados por usuários cadastradas. Por exemplo: kits de rochas, minerais e fósseis poderão ser retirados por alunos dos cursos de licenciatura da UFMT que desejarem fazer regência utilizando-se dos materiais do acervo; um professor de uma escola pública ou privada poderá retirar materiais para usá-los em suas escolas com seus alunos; dentre outros. Além dos materiais para empréstimo, a Litoteca oferecerá alguns serviços à comunidade, como por exemplo: recepção monitorada de grupos de alunos de escolas da região, com preparação de atividades com o manuseio dos materiais do acervo; realização de palestras em escolas; montagem de stand em eventos acadêmicos e científicos da UFMT ou de outras instituições, entre outros. Todo o acervo será devidamente catalogado em meio digital, de forma que os usuários poderão acessar as fichas técnicas dos materiais do acervo via internet, acessando o Portal da Litoteca, que será criado e mantido durante a vigência do projeto. O projeto pretende contar com o auxílio de três bolsistas de extensão, remunerados, para a realização das atividades propostas.
Palavras-chave
   rochas, minerais, fósseis, litoteca, petrologia
Público-Alvo
  Público alvo: 1) alunos e professores dos cursos de graduação e pós-graduação da UFMT/CUA, mais especificamente alunos dos cursos de Ciências Biológicas (Elem. de Geologia e Paleontologia), Geografia (Elem. de Geologia), Agronomia (Elem. de Geologia), Química (Findamentos de Mineralogia) e Engenharia Civil (Elem. de Geologia); 2) alunos e professores de escolas públicas e particulares do ensino fundamental, médio ou superior, que habitualmente visitam a UFMT, seus laboratórios e a Litoteca; 3) comunidade em geral. TOTAL ESTIMADO: ~465 pessoas.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário do Araguaia Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Coordenação do Curso de C. Biológicas Projeto Litoteca Rodovia MT-100, km 3,5, 78.698-000, Pontal do Araguaia, MT. Fone: (66) 3405-5317
«« Voltar