«« Voltar
O GUIA DIDÁTICO “ITINERÁRIOS GEOAMBIENTAIS CAMPO-GRANDENSES” E O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Protocolo do SIGProj:   176112.847.198406.11042014
De:31/05/2014  à  29/03/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Analice Teresinha Talgatti Silva
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INFI - Instituto de Física
Unidade de Origem
  PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Doutorado
Resumo da Ação de Extensão
  A proposta dessa pesquisa é desenvolver um guia didático contendo itinerários urbanos em Campo Grande que serão utilizados como recursos para facilitar a compreensão de conceitos geográficos que permeiam a prática da Educação Ambiental, como lugar e paisagem. Pretende-se com isso, contribuir com a formação continuada de professores de Geografia atuantes nos 6ºs anos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (REME) e com a consequente transposição didática facilitando os processos de ensino e de aprendizagem. A opção pelo guia didático surgiu a partir de demandas de professores durante as formações continuadas e acompanhamentos da disciplina de Geografia, realizadas nas escolas da REME pela equipe técnico-pedagógica, da qual sou integrante desde 2005. Por meio de relatos e pelas práticas dos professores, foram constatadas dificuldades em trabalhar os conceitos geográficos e ambientais, relacionando-os às realidades vividas dos alunos. Nesse sentido, o Guia Didático, construído coletivamente por esse grupo de professores, deverá conter itinerários da cidade de Campo Grande que favoreçam as relações e contextualizações entre conceitos geográficos e a realidade vivida. Este Guia, enquanto material de apoio à formação docente, será elaborado com base no referencial de Paulo Freire, valorizando os saberes de cada um, a dialogicidade, a problematização e a participação de todos os envolvidos.
Palavras-chave
   Educação Ambiental, Guia Didático, Lugar
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar