«« Voltar
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM VISTAS À UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA O EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO, APOIADA NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Protocolo do SIGProj:   176064.822.73674.30042014
De:30/04/2014  à  30/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Karen Selbach Borges
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Porto Alegre - Câmpus Porto Alegre - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  A inovação depende tanto de pessoas quanto de recursos tecnológicos. Assim, questiona-se como preparar professores e alunos para atuarem neste contexto de inovação? Esta questão também tem sido fonte de pesquisa para outros estudiosos: Wagner (2012) questiona “o que os pais, professores e escolas estão fazendo para desenvolver jovens inovadores?”. Além disso, Hengemühle (2014) indaga “como é possível exercitar mentes inovadoras, criativas, transformadoras, persistentes, diferenciadas em seu modo de agir, munidas de bases conceituais para ações embasadas em uma educação que, em geral, limita-se a passar informações pouco significativas e a cobrar a sua repetição”. Observa-se então, que a questão da inovação passa pelos processos de ensino-aprendizagem e políticas de educação vigentes no país, das quais faz parte o ensino técnico e tecnológico. Este tem hoje, na figura dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, uma tentativa de ruptura com os antigos paradigmas de educação profissional através da adoção de um modelo inovador definido “a partir da relação entre o ensino técnico e o científico, articulando trabalho, ciência e cultura na perspectiva da emancipação humana” (Escott e Moraes, 2012). Este modelo inovador pretendido ainda está sendo construído, mas não teremos um modelo de ensino diferenciado, capaz de acompanhar as mudanças e evoluções do mundo moderno, sem um quadro docente preparado. Justifica-se assim, no contexto da educação continuada, a elaboração de um programa de capacitação de professores apoiada pelo uso da tecnologia e de uma metodologia desenvolvida com base na educação para o empreendedorismo e inovação
Palavras-chave
   inovação, educação, formação de professores
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
«« Voltar