«« Voltar
Grupo de Estudos e Pesquisa em Imunologia - GEPI (Cópia) 26-03-2014
Protocolo do SIGProj:   175959.790.7118.27032014
De:30/04/2014  à  30/01/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Lindsey Castoldi
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  ICS/Campus Sinop - Instituto de Ciências da Saúde/Campus Sinop
Unidade de Origem
  CENF - Curso de Enfermagem
Resumo da Ação de Extensão
  A atividade de extensão proposta tem o objetivo de fomentar encontros entre os estudantes, docentes e profissionais, como médicos e enfermeiros, em torno do tema Imunologia. A disciplina de imunologia faz parte das disciplinas obrigatórias dos cursos de graduação em enfermagem, medicina veterinária e farmácia, na qual são abordados os conceitos básicos do sistema imunológico e das respostas imunes aos diversos antígenos. A proposta do grupo de estudo é complementar a formação acadêmica dos alunos a partir da discussão de temas específicos e complexos da área de imunologia através da discussão de situações reais na forma de estudos de caso clínico e discussão de artigos científicos. Além disso, será pertinente ao grupo a realização de eventos e minicursos referentes ao tema imunologia, com o objetivo de despertar nos alunos o interesse sobre os conhecimentos desta área, bem como a importância da compreensão dos processos imunológicos na prevenção, combate e até mesmo na gênese das doenças. Além das atividades descritas, o grupo desenvolverá encontros periódicos nas escolas públicas do município com o intuito de apresentar a imunologia aos estudantes do primeiro ano do ensino médio. Tal proposta visa a democratização do conhecimento científico mas, principalmente, despertar a curiosidade para o modo de pensar e fazer ciência entre os alunos, que futuramente poderão ser nossos acadêmicos. Por fim, o encontro dos alunos, docentes e profissionais permitirá o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa a partir da discussão e identificação dos problemas e o desenvolvimento de estratégias para solucioná-los.
Palavras-chave
   imunologia, estudo, pesquisa, educação, extensão
Público-Alvo
  O público-alvo do presente projeto de extensão são os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina Veterinária e Farmácia da Institutição (UFMT), bem como de outras instituições de ensino superior do município e cidades vizinhas, que concluíram com aprovação a disciplina de imunologia nas suas instituições de origem.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Lindsey Castoldi, Bloco dos Professores, bloco 3, sala 5 lindseycastoldi@gmail.com Lucinéia R. Albiero, aluna Enfermagem, 8º período lucineia_albiero@hotmail.com
«« Voltar