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Análise das contribuições do recurso didático Pantanal: sociobiodiversidade para a abordagem mediática da Educação Ambiental no Ensino de Ciências nas séries iniciais
Protocolo do SIGProj:   175361.847.197743.20032014
De:31/05/2014  à  29/06/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Osleane Patricia Gonçalves Pereira Sobrinho
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INFI - Instituto de Física
Unidade de Origem
  PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Doutorado
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto propõe a análise da aplicação do recurso didático em quadrinhos Pantanal: sociobiodiversidade, enquanto parte de uma sequência didática, numa perspectiva histórico-cultural de aprendizagem, em que há como premissa a interação dialógica entre professor e aluno. Com o desenvolvimento do projeto pretende-se analisar uma prática educativa em relação à Educação Ambiental no contexto formal, sobretudo na abordagem do conceito de sociobiodiversidade em relação ao Bioma do Pantanal. A sequência didática a ser desenvolvida contemplará os passos propostos por Auth (2002), no âmbito de uma Situação de Estudo (SE). A pesquisa será realizada mediante uma abordagem qualitativa, com a coleta dos dados por meio das produções textuais dos alunos e de vídeos gravados durante as aulas da sequência didática. A análise dos dados será feita por meio das técnicas de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e Análise Microgenética (GÓES, 2000). Com a realização dos estudos deste projeto pretende-se contribuir para o campo didático do ensino, em especial na abordagem da Educação Ambiental no ensino de Ciências das séries iniciais, oportunizando-se a criação de novas práticas educativas que desenvolvam o senso de responsabilidade e participação do educando enquanto ser social.
Palavras-chave
   Prática educativa, Perspectiva histórico-cultural, Sequência didática
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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