«« Voltar
Proposta de atividade para o ensino fundamental: oficina de práticas pedagógicas para o uso dos gêneros do discurso/textuais nas aulas de língua portuguesa
Protocolo do SIGProj:   175335.847.197808.26112014
De:28/02/2014  à  29/08/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Priscila Mendes Daosico Pedrosa
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Resumo da Ação de Extensão
  O presente trabalho visa a conduzir a uma reflexão sobre o ensino de língua portuguesa diante das várias transformações sofridas pelo impacto do acesso das classes populares à escola pública o que produziu uma mudança nos paradigmas de ensino voltada para o uso de diferentes abordagens do texto na sala de aula com vistas ao direcionamento dados às teorias que norteiam os gêneros discursivos/textuais, pois sabemos que durante muito tempo perdurou o ensino de língua voltado para os aspectos gramaticais e as estruturas formais do texto. Assim, esta pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir o direcionamento pedagógico dado aos gêneros discursivos/textuais na disciplina de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Final da Escola Estadual Maria José, a partir da análise das atividades didáticas desenvolvidas com os gêneros discursivos/textuais por meio de oficinas ministradas aos professores, e, a partir dessas análises e das oficinas elaborar atividades, utilizando do modelo de sequências didáticas descritas por Dolz e Schneuwly (2004) para a realização de oficinas oferecidas aos alunos nas salas de aulas para o trabalho com os gêneros textuais/discursivos na escola. A partir do conceito de gênero do discurso de Bakhtin (1979) e das discussões dos pós - bakhtinianos, como Dolz e Schneuwly (2004), Rojo (2000, 2008), Marcuschi (2007,2008), Signorini (2008) serão analisadas as atividades de oficinas com os professores e as propostas de atividades para as salas de aulas. Espera-se, produzir reflexões sobre o ensino dos gêneros discursivos/textuais nas aulas de língua portuguesa e um caderno pedagógico.
Palavras-chave
   ensino, livro didático, professor., língua portuguesa, gêneros textuais
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar